quarta-feira, 6 de julho de 2011

Jovens em BH são certificados no projeto Voo para Cidadania





Mais 59 jovens foram certificados na 9ª edição do projeto Voo para a Cidadania, executado pela Associação Municipal de Assistência Social (Amas), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A euforia dos adolescentes que receberam o certificado de conclusão do Projeto Voo para a Cidadania era visível, mas, muitos sentiam um pouco de tristeza, pois estavam prestes a se despedirem de muitos colegas e principalmente de um espaço onde se sentiam em família.

O projeto já atendeu mais de 700 jovens, moradores do bairro São Bernardo e das Vilas São Tomás e Aeroporto, na faixa de idade entre 14 e 17 anos, que estão matriculadas e são frequentes na rede escolar. O Voo para a Cidadania é uma conjugação de atividades socioeducativas em diversas áreas: artes, promoção psicossocial, educação ambiental, informática, educação para a cidadania e visitas socioculturais.

Seu objetivo é possibilitar uma formação que contemple o exercício da cidadania dos jovens, o fortalecimento de sua auto estima, o resgate dos vínculos familiares e comunitários e sua inserção no mercado de trabalho protegido.

Os temas são voltados para a identidade do jovem, sua percepção de mundo e seu projeto de vida. Busca-se também um aprimoramento dos talentos, da criatividade e da capacidade de expressão de cada jovem, de maneira que ele se torne protagonista de suas ações.

Com a intenção de convidar os jovens que se desligaram do projeto Voo para a Cidadania a continuarem inseridos nos projetos sociais da Amas, após receberem o certificado, os adolescentes assistiram a uma pequena apresentação de dança de salão do projeto Passo para o Futuro. “Adorei as apresentações, vou correndo fazer minha inscrição, desta forma não me desligo da Amas e de muitos colegas. Quem sabe consigo também ficar mais desinibida”, disse Jéssica de Jesus, 17 anos.