segunda-feira, 25 de julho de 2011

Conferência de Assistência Social discute valorização das políticas do setor


 
Nos dias 29 e 30 de julho, Belo Horizonte recebe a 9º Conferência Municipal de Assistência Social, o evento mais precioso para a política de Assistência Social no município, já que promove a participação popular, estimula o controle social, reúne usuários, trabalhadores, entidades e gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na busca por soluções democráticas e estratégias para o aprimoramento e a consolidação dessa política.

A conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, e tem como tema central a “Consolidar o Suas e valorizar seus trabalhadores”. O evento tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Suas, na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Em 2011, a conferência debaterá, entre outras questões, a centralidade da política pública de Assistência Social no combate à extrema pobreza, questão norteadora do atual programa de governo em nível federal. O assunto tem sido amplamente divulgado em todo o Brasil e em especial em Belo Horizonte, capital que carrega o status de pioneira em diversas frentes das políticas públicas de Assistência Social.

Espera-se que durante a conferência, o município apresente propostas que contribuam para as discussões da conferência nacional, que acontecerá em Brasília, até o mês de dezembro. A abertura do evento acontece às 16h30 do dia 29 de julho, e contará com a presença de diversas autoridades, como os secretários municipais de Políticas Sociais, Jorge Nahas, e de Assistência Social, Elizabeth Leitão, da presidente do CMAS, Ana Paula Simões Hilário, das conselheiras municipais Andreia Coelho e Maria Aparecida Mendes, representantes dos usuários e trabalhadores, respectivamente.

Mostra

Concomitante à conferência acontecerá a Mostra Suas-BH, com a exposição de trabalhos artísticos realizados nos equipamentos, entidades conveniadas e por serviços, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social no município.