sexta-feira, 8 de julho de 2011

Centros Vocacionais Tecnológicos promovem curso gratuito preparatório para o Enem

PDFImprimirEmail
BELO HORIZONTE (08/07/11) - As unidades da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, projeto estruturador do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), estão firmando parcerias com a ONG Instituto Henfil para promover o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quatro Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), dos municípios de Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, Papagaios e Santana do Paraíso, iniciam no dia 3 agosto as aulas gratuitas do curso.
Destinadas a jovens interessados em ingressar no ensino superior, as aulas são gratuitas e tele-presenciais, realizadas três vezes por semana no período da tarde (segunda, quarta e sexta-feira). Professores preparados para as áreas de atuação abordarão assuntos que constam no currículo proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para o Enem, a partir de um material didático que será distribuído gratuitamente para os alunos via e-mail. O curso terá término na semana que antecede o exame.
“Em nosso município existem três escolas públicas de Ensino Médio, sendo que boa parte dos alunos não têm condições de investir em um curso particular preparatório. Com a oferta gratuita dos cursos para o Enem, os alunos terão condições de se preparar melhor para o exame”, disse a coordenadora geral do CVT de Papagaios, Roxanne Barcelos.
O primeiro CVT a fechar parceria com a ONG Instituto Henfil foi o de Taiobeiras. De acordo com o coordenador geral da unidade, Welton Mendes, a parceria com o Instituto pode ser realizada por qualquer prefeitura e entidade interessada, desde que as instituições possuam os aparelhos necessários para as tele-aulas e façam o pagamento de R$ 150,00 referentes às taxas de transmissão. Para as cidades que possuem os CVTs, Welton esclarece: “O ponto positivo é que já temos nos CVTs todos os equipamentos exigidos para a transmissão das tele-aulas”. Rio Pardo de Minas aderiu à ideia logo em seguida. Para o coordenador geral do CVT, Eduardo Rocha, essa é uma oportunidade ímpar para as pessoas que sonham em um futuro melhor. “Com o apoio da prefeitura, temos a oportunidade de incentivar e motivar jovens a estudarem e buscarem novas perspectivas”.
A iniciativa dos CVTs de Taiobeiras, Rio Pardo de Minas e Papagiaos favorece o trabalho da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sectes, como esclarece a superintendente de Inovação Social, Lélia Teixeira. “Os CVTs estão de parabéns por conseguir uma parceria tão boa. São iniciativas como essa que permitem que o Projeto de Inclusão Social seja cumprido”.
Para conhecer melhor o curso oferecido pela ONG, clique aqui. Neste endereço contém perguntas e respostas básicas e o termo de adesão.
A ONG Instituto Henfil
O Instituto Henfil atua na grande São Paulo e, desde 2001, promove um trabalho comunitário destinado a possibilitar a pessoas sem condições de arcar com os custos de uma escola particular a chance de cursar uma universidade pública. No ano de 2011, a ONG desenvolveu o curso Tele-Presencial Enem, para que as prefeituras possam ajudar as pessoas a entender o exame e obter nota suficiente para aprovação, e assim conseguir uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou no Programa Universidade para Todos (ProUni).
Centros Vocacionais Tecnológicos
Os CVTs têm o objetivo de ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; promover a inovação e contribuir para a melhoria de vida da população. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.
A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4,5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do país. O projeto alcança cerca de 360 municípios e soma cerca de 500 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, cerca de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de emendas parlamentares.