sábado, 16 de julho de 2011

BH é premiada em Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

BH é premiada em Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Publicado em 15/07/2011 17:48:25



"A construção da equidade em saúde junto à população das áreas de risco elevada e muito elevada: a experiência do programa BH Cidadania” é uma das cinco experiências que receberam na terça-feira, dia 12, em Brasília, o prêmio Pró-Equidade em Saúde, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O prêmio valoriza as iniciativas já existentes e tem o objetivo de divulgar essas experiências para os demais municípios e estados, criando possibilidades de multiplicar aprendizados.

Para o secretário municipal de políticas sociais, Jorge Nahas, além do reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido, a premiação consagra a capacidade da Prefeitura de desenvolver projetos comuns a políticas públicas distintas. “Para as políticas sociais, especificamente, é uma mostra da capacidade do BH Cidadania de propiciar ambiência para a intersetorialidade”, comemora.

O BH Cidadania, implantado em 2002, desenvolve um modelo de gestão calcado na articulação e na coordenação intersetorial de diversos programas, buscando promover a inclusão das famílias residentes em áreas urbanas socialmente vulneráveis. Atualmente, existem 27 núcleos do programa, atingindo uma população de, aproximadamente, 135 mil famílias. A meta do governo Marcio Lacerda é a expansão do programa para 40 núcleos, o que irá beneficiar cerca de 200 mil famílias.

O público alvo do BH Cidadania foi identificado por meio de vários indicadores, entre eles o Índice de Vulnerabilidade Social à Saúde (IVS), que leva em conta diversos critérios, tais como saneamento básico, perfil de mortalidade, características da habitação e destino do lixo, entre outros. Dessa forma, identificou-se que 34% da população de Belo Horizonte situava-se em áreas de riscos elevado e muito elevado. Esse trabalho resultou na constituição do Mapa da Inclusão Social da Prefeitura de Belo Horizonte, que vem orientando a seleção das áreas prioritárias de atuação do poder público municipal.

Projetos do BH Cidadania

O BH Cidadania desenvolve projetos e ações nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, segurança alimentar e nutricional, cultura e esportes, entre outras. No caso específico da Saúde, como resultado do trabalho, constatou-se um maior número de crianças menores de 6 anos matriculadas em escolas públicas infantis livres de cárie e ampliação do acesso às ações de promoção, prevenção e reabilitação em saúde bucal, em relação a períodos anteriores. Os praticantes de lian gong, atividade física chinesa, portadores de diabetes, doenças cardiovasculares e articulares relatam redução significativa da dor e uso de medicamentos sintomáticos. Entre os frequentadores das Academias da Cidade, houve a redução de cerca de 30% na busca por atendimento de saúde. Finalmente, houve redução de cerca de 13% no número médio de homicídios na abrangência dos centros de saúde localizados nas áreas do programa.

A assessora técnica do Conasems, Denise Rinehart, uma das responsáveis pelo julgamento do prêmio, disse que ficou surpresa com a qualidade dos trabalhos apresentados. "Temos que valorizar as experiências exitosas de promoção da equidade para o enfrentamento dos determinantes sociais da saúde", afirmou.

Além da capital mineira, outros quatro municípios também foram premiados. São eles Assaré, no Ceará, Porto Feliz, em São Paulo, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Rio de Janeiro. Além secretário Jorge Nahas, esteve presente na solenidade realizada em Brasília o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Marcos Mendes, representando