sexta-feira, 3 de junho de 2011

Na ALMG sustentabilidade é debatida no dia do meio ambiente

Debate público sobre sustentabilidade
marca dia do meio ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente será marcado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo Debate Público Dia Mundial do Meio Ambiente: sustentabilidade ambiental, que acontece nesta sexta-feira (3/6/11), a partir de 9 horas. O evento será realizado no Plenário da Assembleia e atende a requerimento da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

"Sabemos que a preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas e, caso não sejam tomadas medidas urgentes, os recursos naturais e, consequentemente, as condições de vida poderão ser comprometidas", afirma o deputado Célio Moreira (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente. Para ele, a comemoração do Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, permite uma reflexão mais cuidadosa sobre as atitudes que precisam ser tomadas por todos para a preservação do planeta.

A deputada Luzia (PPS), que integra a comissão, também defende que a responsabilidade sobre o meio ambiente é de todos. "A reflexão sobre o assunto é necessária já que formação de uma política socioambiental certamente acarretará uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, proporcionando as condições almejadas de desenvolvimento econômico concomitantes à preservação do ecossistema", afirmou.

O debate público é voltado para a discussão de questões ligadas ao desenvolvimento sustentável do Estado e dá seguimento às contribuições apresentadas pela sociedade durante o Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, realizado pela ALMG entre os dias 15 e 24 de fevereiro de 2011. No fórum, especialistas, representantes de órgãos públicos, da sociedade civil e cidadãos em geral foram convidados a contribuir para a construção da agenda da Assembleia, com foco no desenvolvimento do Estado, a partir de 10 grandes temas.

Para a área de meio ambiente foram apresentadas contribuições relacionadas com o licenciamento, a fiscalização, e a educação ambiental; planejamento em meio ambiente; instrumentos econômicos de gestão ambiental; mudanças climáticas; biodiversidade e unidades de conservação; recursos hídricos, resíduos sólidos; saneamento básico; entre outros.