sábado, 11 de junho de 2011

Fundação de Amparo à Pesquisa lança edital de popularização da ciência e tecnologia

PDFImprimirEmail
BELO HORIZONTE (10/06/11) - As comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas Gerais contam com uma forte aliada este ano. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de lançar o edital de Popularização da Ciência e Tecnologia (Edital 12/11), que contempla especialmente eventos científicos que façam parte da Semana de C&T no Estado. A iniciativa tem o objetivo de disseminar e democratizar a informação sobre a produção do conhecimento em C&T e suas implicações no dia a dia dos cidadãos, além de promover a melhoria da qualidade do ensino de ciências nas escolas.
Serão R$ 1,2 milhões em recursos para propostas que poderão concorrer em duas linhas temáticas. A primeira inclui a realização de exposições e feiras de ciência e tecnologia, palestras, entre outras atividades interativas.
A segunda engloba a produção e distribuição de materiais (vídeos, cartilhas e programas radiofônicos) educativos de ciência e tecnologia, voltados especialmente para a revitalização do ensino de ciências, visando incentivar o desenvolvimento de novas metodologias.
Os eventos propostos deverão ocorrer no período de 17 a 23 de outubro de 2011 e podem abordar as diversas áreas do conhecimento, assim como o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, definido este ano como “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. O valor de referência para cada proposta é de no máximo R$ 60 mil. Podem concorrer ao edital propostas oriundas de instituições sediadas no Estado como museus, centros e parques de ciências, bem como entidades de ciência, tecnologia e inovação.
As propostas devem ser enviadas até 8 de agosto, por meio da plataforma eletrônica Agilfap. Para visualizar o edital, clique aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas para e-mail ci@fapemig.br.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também chamar a atenção para a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. O tema deste ano foi escolhido em função da sua relevância global, atualidade e importância para a popularização brasileira.