quinta-feira, 30 de junho de 2011

Fórum discute desafios e oportunidades de BH para receber a Copa de 2014

Conscientizar e mobilizar os prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para as oportunidades e desafios que a Copa de 2014 vai proporcionar. Essa foi a proposta do primeiro Fórum de Oportunidades e Desafios da Copa do Mundo Fifa 2014 na RMBH, realizado nesta quarta-feira, dia 29, na Cidade Administrativa, na região Norte da capital.

“Temos a absoluta segurança de que a capital estará bem preparada até 2013”, disse o prefeito Marcio Lacerda, que destacou as obras pelas quais a cidade está passando. Belo Horizonte está recebendo vários investimentos na área de mobilidade urbana, como as obras nas avenidas Cristiano Machado, Pedro I, Pedro II e Antônio Carlos e nas vias 210 e 710, além da expansão da central de controle da BHTrans. Segundo Tiago Lacerda, presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo, a capital mineira é a cidade brasileira mais avançada nas obras de mobilidade.



De acordo com o governador em exercício Alberto Pinto Coelho, para receber um grande número de turistas, a segurança pública em Minas Gerais será reforçada. “Iremos preparar as forças policiais para fazer face a este grande evento, que exige um policiamento adequado”, afirmou. Presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Rogério Avelar, pontuou algumas oportunidades que a Copa de 2014 vai proporcionar ao Brasil. “As oportunidades são inúmeras, como geração de emprego e renda, valorização da cultura mineira e afirmação definitiva do nosso estado como roteiro turístico internacional”, disse.

O fórum é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado Extraordinária da Copa do Mundo, Casa Civil, Gestão Metropolitana e de Ciência e Tecnologia, e pela Granbel, em parceria com a Fecomércio Minas. Durante a programação do fórum foram realizados painéis de discussão, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores da Copa do Mundo da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010) e as possíveis rotas para o turismo na Região Metropolitana.