quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia do Orgulho LGBT é marcado por reflexão de políticas públicas

PDFImprimirEmail
Divulgação/Sedese MG
Coordenadora Especial de Políticas de Diversidade Sexual, Walkiria La Roche
Coordenadora Especial de Políticas de Diversidade Sexual, Walkiria La Roche
BELO HORIZONTE (28/06/11) - O Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado nesta terça-feira (28) é marcado pela reflexão sobre os avanços e as demandas de ações que promovam a garantia dos direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em todo Estado.
Minas Gerais vem demonstrando grande preocupação em desenvolver políticas que atendam às necessidades desse público. Para que as ações sejam promovidas de forma efetiva, o Governo de Minas criou, neste ano, a Coordenadoria Especial de Políticas de Diversidade Sexual (Cods). A unidade está vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
“A criação da coordenadoria é a equidade dos direitos do cidadão, uma vez que já existem outras coordenadorias: idoso, pessoa com deficiência, criança, mulher e igualdade racial. Faltava esse segmento. O Governo de Minas, percebendo essa lacuna, teve essa importante iniciativa”, destaca a coordenadora Especial de Políticas de Diversidade Sexual, Walkiria La Roche. Como exemplo de avanço no atendimento à população, ela cita as constantes capacitações dos profissionais da segurança pública, para atendimento ao público LGBT em todo o Estado.
Além de elaborar políticas públicas voltadas à população LGBT, a Cods realiza atendimento virtual para orientar sobre a proteção dos direitos, o enfrentamento à violência física e a discriminação, além de prestar esclarecimentos acerca de contrato civil, parceria homoafetiva, entre outros. Interessados no atendimento devem acessar o site www.social.mg.gov.br no link serviços.