quinta-feira, 16 de junho de 2011

Belo Horizonte é eleita a cidade mais digital do Brasil

Belo Horizonte é eleita a cidade mais digital do Brasil
Publicado em 15/06/2011 18:04:25



De acordo com a Momento Editorial e com a Fundação CPqD, Belo Horizonte é a cidade mais digital do país. As duas entidades instituíram neste ano o prêmio Índice Brasil de Cidades Digitais e a capital mineira concorreu com 75 cidades brasileiras. Para chegar ao ranking das dez cidades mais digitalizadas do país foram estabelecidos seis estágios, a partir de nove critérios de pontuação, que contemplaram utilização de equipamentos primários, acesso público à internet, cobertura geográfica, acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade, banda, oferta de serviços públicos e privados, integração de serviços públicos, de comunidades e de cidades, estados e países.

O prêmio Índice Brasil de Cidades Digitais, entregue ao presidente da Prodabel, Paulo Moura, na terça-feira, dia 14, em São Paulo, no encerramento do 9º Wireless Mundi, busca mostrar o nível de digitalização do país, divulgar os melhores projetos desenvolvidos pelos municípios que têm investido em Tecnologias de Informação e Comunicação e incentivar a troca de experiências. Além de Belo Horizonte, que obteve 360 pontos, também ficaram classificadas entre os dez primeiros, pela ordem, Curitiba, Porto Alegre, Vitória, Jundiaí, Ibirapuitã-RS, Campinas, Santos, São Carlos-SP, Tarumã-SP, São Paulo e Tauá-CE.

O prefeito Marcio Lacerda disse que Belo Horizonte se sente honrada com o reconhecimento do trabalho realizado para melhorar cada vez mais a vida do cidadão e os serviços oferecidos pela administração municipal. A premiação instituída pela Fundação CNqP e pela Momento Editorial, segundo ele, é a valorização deste trabalho, que busca atingir índices cada vez mais elevados de digitalização da cidade.

Para o presidente da Prodabel, Paulo Moura, ser considerada a cidade mais digitalizada do país pode favorecer a escolha de Belo Horizonte como sede da abertura da Copa de 2014. “A Prefeitura trabalha intensamente para que a cidade atinja o nível máximo de digitalização”, completou.

Segundo a diretora de Inclusão Digital da Prodabel, Silvana Veloso, a iniciativa do prêmio das cidades digitais é importante para conhecer e trocar experiências no país, pois existem práticas interessantes nas áreas de inclusão digital e atendimento ao cidadão.

“Acredito que BH ganhou o prêmio porque a Prefeitura tem a tecnologia da informação como um serviço estratégico de gestão pública e entende a inclusão digital como fator de emancipação do cidadão na era da sociedade do conhecimento e da informação. É importante salientar que temos que continuar buscando parceiros para modernizar e melhorar a prestação de todos os serviços", destacou.

BH Digital

O programa BH Digital, implantado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2005, teve um peso importante na classificação. Por meio da Prodabel, foi implantada a rede sem fio em todos os prédios da administração municipal e 41 hotsposts (pontos de livre acesso à internet). Atualmente estão em funcionamento 290 telecentros e Pontos de Internet Municipais (PIMs) e a previsão é alcançar a marca de 400 pontos de acesso à internet até 2012.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram implantados laboratórios de informática nas escolas públicas municipais para atender aos alunos e a comunidade escolar. Esse projeto tem se destacado pela consistência de seus resultados, pois existem laboratórios de informática em pleno funcionamento em todas as unidades da rede de ensino da Prefeitura, que beneficiam milhares de alunos do ensino fundamental e do ensino médio, além de profissionais da rede municipal de educação.

“Nossa meta é possibilitar que o cidadão tenha cada vez mais acesso à internet, pois, assim, estaremos contribuindo também para a inclusão social de todos”, afirmou o presidente da Prodabel, Paulo Moura, que recebeu o prêmio Índice Brasil de Cidade Digital em nome da Prefeitura de Belo Horizonte. Os diretores de Rede, George Wilson Machado, e de Inclusão Digital, Silvana Veloso, também participaram da solenidade de premiação.