terça-feira, 7 de junho de 2011

ALMG começa preparação para seminário contra pobreza

Na próxima terça-feira (7/6/11), haverá o lançamento solene de um grande evento que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar, no segundo semestre deste ano, cujo tema é "Políticas públicas para erradicação da pobreza e a redução das desigualdades". O seminário está sendo organizado em parceria com entidades da sociedade civil e instituições públicas, de modo a contemplar as diversas correntes de opinião existentes na sociedade e no parlamento. O lançamento será às 16 horas, no Salão Nobre da Assembleia.

O seminário tem reuniões regionais previstas para 11 municípios; a plenária final será em Belo Horizonte, provavelmente em outubro. Trata-se de mais uma oportunidade para a participação efetiva da sociedade, em parceria com o poder público, na discussão das estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do Estado.

O seminário faz parte das iniciativas que cumprem a diretriz central da Assembleia para o biênio 2011/2012, anunciada recentemente pelo presidente, deputado Dinis Pinheiro (PSDB): "ser a voz dos mineiros no enfrentamento das desigualdades e na promoção da cidadania" .

Segundo o presidente, a escolha da diretriz tem a ver com o momento que ele considera único na história de Minas Gerais e do Brasil. "Pela primeira vez, são reunidas condições objetivas e reais para superarmos o secular drama da exclusão social de grande parcela da população", afirmou Dinis Pinheiro. Como resultado do seminário sobre erradicação da pobreza, a Assembleia espera colher subsídios para que a ação legislativa seja mais eficaz para o cidadão mineiro.

Ciclo de Debates - O assunto já está na pauta da Assembleia, na próxima semana, com a realização do Ciclo de Debates "Estratégias para superação da pobreza", nos dias 9 e 10 de junho, no Plenário. O convite do evento traz citação do Artigo 3º da Constituição Federal, sobre um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: "erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais".