quarta-feira, 11 de maio de 2011

" Seminário de Gestão de Documentos" na PBH

Serão abertas nesta quarta-feira, dia 11, as inscrições para o “Seminário de Gestão de Documentos: 20 anos de políticas arquivísticas e do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte”, que será realizado entre os dias 18 e 20 deste mês no Auditório Juscelino Kubitschek da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro), com transmissão ao vivo pelo site do ConectaBH: http://conectabh.pbh.gov.br/. Os interessados nas 216 vagas disponíveis podem se inscrever pelo site www.pbh.gov.br/cultura/arquivo.

O evento integra as comemorações dos 20 anos do Arquivo Público e tem como proposta refletir criticamente sobre os avanços ocorridos nas duas últimas décadas, tanto em nível nacional, devido à implementação da lei federal de arquivos, quanto municipal, pela experiência de implantação do Arquivo Público em maio de 1991.

No dia 18, às 19h, será realizada a solenidade de abertura com as presenças do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; da presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thaïs Pimentel; da diretora do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Maria do Carmo Andrade Gomes, e da representante do Arquivo Nacional, Ana Celeste Indolfo.

A programação do Seminário de Gestão de Documentos inclui palestras, mesas redondas e o workshop "Construção das Ferramentas de Gestão de Documentos: Planos de Classificação", ministrado pelo professor Renato Tarciso Barbosa de Sousa (UNB). No dia 20 de maio serão lançados mais três cadernos da Coleção Histórias de Bairros de Belo Horizonte, completando a coleção.

O evento é dirigido a servidores municipais e profissionais atuantes nas instituições públicas arquivísticas e de guarda de acervos e também à comunidade acadêmica. O Seminário de Gestão de Documentos é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Associação Cultural do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (ACAP-BH) e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Programação do Seminário de Gestão de Documentos

Dia 18
19h - Solenidade de Abertura
Palestra inaugural: “Vinte anos de políticas arquivísticas no Brasil”, com José Maria Jardim
20h30 - Homenagem à professora Norma de Góes Monteiro

Dia 19
9h – Mesa redonda: Gestão de Documentos no Brasil
14h - Mesa-redonda: Histórias do Arquivo Público

Dia 20
9h - Workshop: Construção das ferramentas de Gestão de Documentos: Planos de Classificação
14h - Mesa-redonda: Arquivos Municipais e Gestão de Documentos
17h30 - Lançamento dos Cadernos Pampulha, Norte e Oeste da Coleção Histórias de Bairros de Belo Horizonte.