sexta-feira, 27 de maio de 2011

SEC_MG apoia cursos de música visando capacitação de deficientes visuais

Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG), será realizado, até esta sexta-feira (27), no 8º andar do prédio Minas, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o curso de capacitação para deficientes visuais utilizarem o Musibraille, um software destinado à criação de condições favoráveis à aprendizagem musical dessas pessoas.

O Musibraille é o primeiro programa para computador em língua portuguesa que faz a transcrição de partituras para a linguagem Braille. Ele foi criado pela coordenadora do Curso de Musicografia Braille da Escola de Música de Brasília (EMB), Dolores Tomé, e pelo professor do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio Borges, e tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Musicografia Braille foi desenvolvida em 1828 por Louis Braille, que adaptou a técnica para transcrição de textos para a transcrição musical. Por meio dessa técnica, um texto musical de qualquer complexidade pode ser transcrito para a forma tátil e facilmente assimilado pelos deficientes visuais.

Durante o treinamento, serão distribuídos o livro em tinta para os professores e o caderno de exercício em Braille para o professor aplicar ao aluno deficiente ou vice-versa. O programa está disponibilizado, gratuitamente, por meio do endereço eletrônico http://intervox.nce.ufrj.br/musibraille/, na qual professores, alunos portadores da deficiência e o público em geral podem fazer o download.