sexta-feira, 6 de maio de 2011

Presidente da ALMG destaca força dos prefeitos em congresso da AMM


O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou na noite desta quinta-feira (5/5/11) da posse da diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) para o biênio 2011/13. A solenidade ocorreu no Expominas, durante o Congresso Mineiro de Municípios. O prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo José Roncalli de Freitas, tomou posse como presidente da entidade e convocou deputados federais e senadores mineiros a trabalhar pelos municípios. Roncalli substitui José Milton de Carvalho Rocha, prefeito de Conselheiro Lafaiete.

Dinis Pinheiro manifestou seu respeito pelos prefeitos que, segundo ele, têm uma missão desafiadora, que requer suor, sacrifício, desprendimento e entrega para ser bem sucedida e vitoriosa. "Sou filho de ex-prefeito, que me deixou exemplo de fé e ousadia. Meu irmão também foi um prefeito de coração municipalista e não poderia ser diferente comigo", salientou. Para Pinheiro, Ângelo Roncalli, "líder municipalista aprovado nas urnas" terá oportunidade de contribuir para que os municípios tenham mais prerrogativas e mais recursos.

O presidente da ALMG citou ainda a lei do "ICMS Solidário", fruto de projeto de sua autoria e que, segundo ele, trouxe benefícios para 741 municípios ou 15 milhões de mineiros, por meio de redistribuição do ICMS. "O objetivo dessa lei é fortalecer, de fato, os municípios mineiros. Só assim poderemos fortalecer o Brasil", ponderou.

Dinis Pinheiro voltou a criticar a concentração de recursos na União, em detrimento de estados e municípios, e considerou um "dever cívico" denunciar esse sistema. "O Brasil precisa da força e da fé dos prefeitos", sintetizou.

Na mesa da solenidade, estavam ainda o governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, os senadores Aécio Neves (PSDB/MG) e Clésio Andrade (PR/MG), e o secretário de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Belo Horizonte, Marcello Guilherme Abi-Saber. Prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores e outras lideranças também prestigiaram a posse.