terça-feira, 10 de maio de 2011

Poupança Jovem realiza capacitação para equipes locais do programa


BELO HORIZONTE (09/05/11) - Até o final deste mês, a coordenação estadual do Poupança Jovem estará na estrada e percorrerá as oito cidades que integram o programa para realizar capacitações com as equipes locais. O objetivo da iniciativa é discutir, em conjunto com a coordenação de cada município, os temas que precisam ser repensados e realinhados e a incorporação e implantação de novos assuntos a serem trabalhados com os jovens, além de estimular as equipes no planejamento e desenvolvimento das ações e das atividades executadas pelo programa.
Técnicos, educadores e coordenadores de Esmeraldas, Sabará e Juiz de Fora já participaram das capacitações, que contaram com dinâmicas de grupo, palestras e debates sobre diversos temas. Nesta segunda (9) e terça-feira (10), é a vez de Ibirité, e os próximos encontros estão programados para Teófilo Otoni (13 e 14), Ribeirão das Neves (17 e 18), Governador Valadares (20 e 21) e Montes Claros (27 e 28).
A gerente do Poupança Jovem, Roberta Kfuri, ressalta a importância das capacitações para o desenvolvimento das ações e atividades do programa e destaca os resultados alcançados com os treinamentos. “A capacitação pretende que os educadores, os coordenadores e todo o corpo técnico discutam os temas relevantes e importantes para os jovens, que contribuirão para a execução do programa. Este ano vamos conversar, por exemplo, sobre ética e cidadania, juventude e tecnologia e bullying. Além disso, acredito que, com as capacitações, os educadores se sentem mais preparados no trabalho com os jovens, o que tem reflexo direto na prática e pode ser sentido no cotidiano”, explica.
Programa Poupança Jovem
Criado em 2007 e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o programa é destinado a estudantes do ensino médio público estadual que residem em municípios com alto índice de evasão escolar, violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Cada jovem que participa do programa faz jus a uma poupança de R$ 1 mil a cada ano letivo em que for aprovado. Ao final dos três anos, são R$ 3 mil, depositados nominalmente pelo Governo de Minas.
O jovem só recebe o recurso depois de ter concluído regularmente o ensino médio, além de ter cumprido todas as metas e obrigações estipuladas nos três anos que passou pelo programa. Ao longo desses anos de formação, os estudantes têm o rendimento escolar acompanhado e participam de atividades extracurriculares, oferecidas pelo Poupança Jovem, como cursos de capacitação profissional, inclusão digital, entre outras.
Em 2010, o Poupança Jovem atendeu a mais de 50 mil estudantes e esteve presente em 171 escolas estaduais das oito cidades participantes do programa: Ribeirão da Neves, Esmeraldas, Ibirité, Governador Valadares, Sabará, Montes Claros, Teófilo Otoni e Juiz de Fora.