Comissão de Esporte visita obras do Mineirão nesta 5ª (5)
As obras de reforma do Estádio Mineirão para a Copa do Mundo de 2014 voltam a ser inspecionadas por deputados estaduais mineiros. Depois da Comissão de Turismo, no final do ano passado, agora será a vez da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os parlamentares querem ver de perto o andamento dos trabalhos, e para isso farão uma visita ao estádio na próxima quinta-feira (5/5/11), às 14h30. O requerimento é do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT).
"Nosso objetivo é conhecer o estágio atual das reformas no Mineirão e analisar o cumprimento dos cronogramas de entrega das obras", explica o deputado Adelmo Carneiro Leão. O Secretário Executivo estadual da Copa 2014, Sergio Barroso, foi convidado a acompanhar a visita.
De acordo com informações da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg), o cronograma de obras está rigorosamente em dia. Atualmente 300 operários trabalham no estádio, mas esse número deverá chegar a 2.000 no início do próximo ano. Cerca de 50% da área externa já foi demolida para a construção da chamada "esplanada multiuso" e do novo estacionamento coberto. Do lado de dentro a antiga geral, a arquibancada inferior, lojas, escritórios e bares já foram derrubados. A inauguração do novo Mineirão deve acontecer no dia 31 de dezembro de 2012.
Quando os deputados da Comissão de Turismo visitaram as obras, em dezembro de 2010, foram informados pelo representante do Projeto Estruturador Copa 2014, Marcílio Lana, que o custo total da obra está estimado em R$ 654 milhões. Desse total, R$ 11,2 milhões são de responsabilidade do Governo do Estado e o restante a cargo da iniciativa privada. A capacidade de público, que já foi de 130 mil pessoas, será reduzida para 67 mil.