“Novos Rumos, Melhor Qualidade de Vida” é o tema de palestra do psiquiatra Walter Camargos que acontece na segunda-feira, dia 21, promovida pela Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPPD), da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, dentro das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento é em parceria com a Associação Familia Down, e acontece no Teatro Marilia (avenida Alfredo Balena, 586, Centro).
A programação começa às 13h, com credenciamento, e abertura às 13h30, com a palestra de Walter Camargos. A entrada é franca e o credenciamento pode ser feito no próprio local. O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International para o dia 21 de março porque a data é escrita como 21/3, em alusão à trissomia (3) do cromossomo 21.
Representante da Associação Família Down, Luzia Zolini, mãe de uma jovem com Síndrome de Down, explica que o trabalho desenvolvido pela associação envolve profissionais das áreas de saúde, educação e cultura, atendendo as necessidades das pessoas com a síndrome. Através de parcerias, convênios e doações, a entidade promove apoio, orientação e encaminhamentos adequados à família, no que se refere a estimulação precoce, inclusão educacional, cultural e profissional das pessoas com a síndrome.
Para o coordenador da CDPPD, José Carlos Dias, o evento é uma oportunidade de reafirmação do compromisso com a efetivação da inclusão das pessoas com deficiência. “È um momento ímpar para aprender um pouco mais sobre a Síndrome de Down com Walter Camargos, grande referência na área da deficiência mental, além de estreitar parcerias com as instituições especializadas na área de pessoas com deficiência”.
O secretário municipal adjunto de Direitos de Cidadania, Antônio David de Sousa Júnior, vê como essencial a interação do poder público com a sociedade civil, em favor das políticas de inclusão social, visando à construção de uma sociedade para todos, mais justa e mais solidária, em que as diferenças sejam respeitadas e valorizadas.
| Voltar