O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e integrantes da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia se reuniram nesta quarta-feira (30/3/11) com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues. O encontro, proposto pelo próprio secretário para apresentar os projetos da área para os próximos quatro anos, foi realizado no Edifício Tiradentes, anexo ao prédio principal da Assembleia.
Nárcio Rodrigues mostrou dados sobre as inovações no setor de Ciência e Tecnologia e afirmou que uma das prioridades do governo Anastasia é o ensino superior, que recebeu poucos investimentos nos últimos oito anos. Uma das ações será a incorporação de fundações associadas à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), distribuídas em Campanha, Carangola, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba e Passos. "Em 2011, será discutida a estratégia de estadualização e em 2012 desenvolveremos as ações para isso", comentou o secretário.
O novo campus da Uemg em Belo Horizonte será construído no bairro Cidade Nova e deve custar entre R$ 110 milhões e 150 milhões.
O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, comentou que priorizar o ensino superior mostra o compromisso do governo com políticas públicas voltadas para o setor. Já o presidente da Comissão de Educação, Bosco (PTdoB), considerou o encontro com o secretário como uma oportunidade para estreitar os laços com o Poder Executivo.
Presenças - Deputados Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da ALMG; Bosco (PTdoB), presidente da comissão de Educação, Ciência e Tecnologia; Carlin Moura (PCdoB); Neilando Pimenta (PHS); Paulo Lamac (PT); João Vítor Xavier (PRP); Celinho do Sinttrocel (PCdoB); Luiz Humberto Carneiro (PSDB); e Fabiano Tolentino (PRTB); e a deputada Maria Tereza Lara (PT). Também participaram o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, os subsecretários Vicente Gamarano e Fábio Kallas e o secretário-geral da Mesa da ALMG, José Geraldo Prado.
Fonte: ALMG