A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi escolhida pela empresa de telefonia Oi, para o lançamento simbólico de sua campanha de combate ao crime de pedofilia pela internet. As informações sobre a campanha foram prestadas em audiência pública da comissão, nesta quarta-feira (30/3/11), a pedido do deputado Paulo Lamac (PT), seu vice-presidente.
A campanha consta do lançamento de 600 mil cartões telefônicos de orelhão, válidos em todo o País. No cartão, está o endereço eletrônico www.denuncie.org.br, que contém informações sobre como denunciar crimes de pedofilia pela internet.
A ideia partiu da SaferNet Brasil, instituição civil de direito privado, criada em 2005, por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito, especializada em identificar, na internet, violações de direitos humanos, entre elas pedofilia, racismo, neonazismo, homofobia. Com a SaferNet a Oi assinou, junto com outras empresas de telefonia, um termo de mútua colaboração, que resultou na campanha.
Além dos cartões de orelhões, a campanha terá mensagens nas faturas dos telefones fixos, espaço no site da empresa para denúncias e inserções na OiTv. O representante da empresa, Marcos Antônio Borges fez a entrega aos deputados Durval Ângelo (PT), presidente da comissão, e Paulo Lamac de uma placa com os mesmos dizeres que estão nos cartões.
Fonte ALMG