terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Governo de Minas emite mais de 15 mil documentos com Mutirão da Cidadania

 

Ação garantiu o exercício básico de cidadania em seis etapas, atendendo 41 cidades mineiras em 2012

 
Porteirinha foi uma das cidades atendidas
Porteirinha foi uma das cidades atendidas
Mais de 15 mil documentos emitidos e 41 cidades mineiras atendidas em 2012. Os números fazem parte do balanço final do Mutirão da Cidadania, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), em parceria com a Polícia Civil e o Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil).
Iniciado em junho desse ano no município de Montezuma, o Mutirão da Cidadania realizou a sua 6ª e última etapa, entre os dias 27 e 29 de novembro, nos municípios de Minas Novas, Leme do Prado, Francisco Dumont e Joaquim Felício, no Norte de Minas. O número total de documentos emitidos nas quatro cidades foi 736, com 158 Carteiras de Trabalho e Previdência Social e cadastro de 175 trabalhadores no sistema Mais Emprego, por meio do Sine Móvel, da Sete; 226 Carteiras de Identidade, pela Polícia Civil; e 177 certidões pelo Recivil.
Com as seis etapas do mutirão concluídas, o Estado emitiu 15.315 documentos entre carteira de identidade, carteira de trabalho e certidões de nascimento, casamento e óbito daqueles cidadãos mais necessitados, desempregados e expostos a situações de vulnerabilidade social.
Para o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, “o mutirão serviu para que aqueles trabalhadores, menos favorecidos, pudessem em um único local, obterem a sua documentação básica, isto é, a sua carteira de trabalho, a sua identidade, sua certidão de casamento, além da correção de qualquer espécie nesses tipos de documentos”.
Rabelo também ressalta o saldo positivo na emissão dos documentos. “São mais de 15 mil documentos emitidos neste ano, nas seis etapas dos mutirões, que beneficiaram pessoas que muitas vezes não tinham, nem mesmo a sua certidão de nascimento, sua identidade. Eram totalmente excluídas da sociedade. Sem dúvidas é uma das mais importantes ações do Estado, que leva dignidade àqueles mineiros tão carentes”.
A ação faz parte da execução do eixo Renda do Programa Travessia, um programa de educação social e profissional do Governo de Minas, que busca atender o cidadão mais necessitado, tendo como público alvo os mineiros desempregados e expostos a situações de vulnerabilidade social. O Travessia beneficia municípios do norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.
Municípios atendidos por etapas
1ª – Etapa: Montezuma, Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Catuti, Gameleiras e Mato Verde.
2ª – Etapa: Fruta de Leite, Novorizonte, Rubelita, Riacho dos Machados, Porteirinha, Janaúba e Grão Mogol
3ª – Etapa: Vargem Grande do Rio Pardo, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Comercinho, Divisópolis, Mata Verde e Cachoeira do Pajeú.
4ª – Etapa: Santa Cruz do Escalvado, Jordânia, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, Rubim, Rio do Prado, Felisburgo e Machacalis.
5ª – Etapa: Juvenília, Manga, Matias Cardoso, Verdelândia, Jaíba, Cônego Marinho, Varzelândia, Ibiracatu.
6ª – Etapa: Minas Nova, Leme do Prado, Francisco Dumont e Joaquim Felício