terça-feira, 8 de maio de 2012

PBH reforça programa, Uma Vida, Uma Árvore


PBH reforça compromisso ambiental com projeto Uma vida, Uma árvore

Publicado em 07/05/2012 19:21:06





Duas novas quaresmeiras foram plantadas nesta segunda-feira, dia 7, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, para comemorar o nascimento de Caio Barrados Fonseca e de Samuel Garcia Neves. Os novos belo-horizontinos agora integram o projeto Uma vida, Uma árvore, cujo objetivo é plantar uma árvore para cada criança registrada na capital. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e da TV Globo Minas.

Para Chris Garcia, pai de Samuel, plantar uma árvore e dedicá-la ao filho é uma forma de colaborar com o meio ambiente. “Se todas as pessoas fizessem o mesmo, a cidade estaria mais arborizada e com o ar menos poluído”, disse. Mãe de Caio, Caroline Barrados ressaltou que irá levar o filho para visitar a árvore sempre que puder. “Vou ensiná-lo a cuidar e preservar esse bem precioso. Será um compromisso meu e, futuramente, do Caio”, salientou.

O prefeito Marcio Lacerda ressaltou a importância do projeto que tem como foco a sustentabilidade e a educação ambiental. “Com essa iniciativa cria-se um vínculo com a criança desde cedo, pois ela terá a responsabilidade de cuidar da sua árvore”, frisou. Marcio destacou ainda que, para tornar Belo Horizonte mais verde e com melhor qualidade de vida, a Prefeitura conta também com o programa BH Mais Verde, que tem como objetivo o plantio, até 2014, de 54 mil árvores em todas as nove regiões da capital mineira.

Como participar

Para participar do projeto Uma vida, Uma árvore é necessário realizar um cadastro (clique aqui). Após a inscrição, a Prefeitura fará o contato com os pais para marcar a data do plantio mais próximo da residência. De 2008 a 2011, cerca de 32 mil mudas foram plantadas por meio do projeto.

Secretário municipal de Meio Ambiente, Vasco Araujo ressaltou que o projeto proporciona à cidade mais qualidade de vida e que a meta da Prefeitura é atender o número de cadastros recebidos. “A muda é plantada próxima à residência da criança para que ela possa cuidar da árvore futuramente”, completou.