sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Trabalho da Fundação Zoo-Botânica será levado pela Estrada Real




A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Zoo-Botânica (FZB-BH), e a Associação das Caminhantes da Estrada Real (Acer) estabeleceram nesta quinta-feira, dia 29, um protocolo de intenções que visa à implantação de ações conjuntas nas áreas de atuação da FZB-BH. O prefeito Marcio Lacerda, a presidente da Acer, Maria Elvira Salles Ferreira, o presidente da Fundação Zoo-Botânica, Evandro Xavier, e o diretor do Jardim Botânico da capital, Gladstone Correa de Araújo, assinaram o acordo, em solenidade realizada no auditório do Centro de Educação Ambiental da FZB-BH, na Pampulha. Marcio Lacerda e as demais autoridades presentes, como os secretários estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, celebraram a parceria com o plantio de três quaresmeiras, um ipê amarelo e um ipê roxo.

A valorização da história, da cultura e das origens dos mineiros foi destacada pelo prefeito Marcio Lacerda como uma das principais funções cumpridas pelas caminhantes da Estrada Real. Segundo Marcio, o trabalho realizado pelas 67 mulheres que compõem o grupo é uma manifestação muito importante da sociedade mineira. “O trabalho das caminhantes ajuda e sempre ajudará Minas Gerais a avançar, porque quanto mais honrarmos e valorizarmos nossa história, nossa cultura e nossas origens, mais reforçamos nossa identidade, fazendo com que sejamos cidadãos cada vez mais felizes e mais capazes de fazermos coisas com mais qualidade”, destacou.

Presidente da Fundação Zoo-Botânica da capital, Evandro Xavier afirmou que o objetivo do órgão é garantir melhorias nas áreas de Zoologia, Botânica e Educação Ambiental não só em Belo Horizonte, mas em todo o estado de Minas Gerais. Evandro também destacou que o trabalho das caminhantes da Estrada Real visa, entre outros aspectos, o respeito à natureza, a defesa do meio ambiente e a sustentabilidade. “Com o acordo estabelecido entre a Prefeitura e a associação, garantimos que, ao percorrer as cidades históricas de Minas, as caminhantes levem também um pouco do nosso trabalho”, afirmou.

Fundação Zoo-Botânica

A FZB-BH foi criada em 1991 e herdou uma história de mais de 30 anos, uma vez que passou a administrar, além do Jardim Zoológico, existente desde 1959, o Jardim Botânico, com o objetivo de despertar nas pessoas uma convivência harmônica com o meio em que vivem. A FZB-BH é a segunda maior área verde pública de BH e recebe, anualmente, 1,2 milhão de pessoas. Para isso, mantém projetos educativos, científicos e culturais, contribuindo para a preservação da fauna e da flora e para a formação do cidadão. Sua área de visitação constitui espaço ideal para lazer e conhecimento. A missão da Fundação Zoo-Botânica é contribuir para a conservação da natureza realizando ações de educação, pesquisa e lazer, que sensibilizem as pessoas para o respeito à vida.

Acer

A Associação das Caminhantes de Estrada Real é uma entidade sem fins lucrativos que promove, realiza e coordena caminhadas com suas associadas no roteiro da Estrada Real. Uma das principais ações realizada pela associação está vinculada ao projeto Árvore é Vida, criado em 2006 pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), entidade que conta com a participação de mulheres de negócios e profissionais de cerca de 100 países. O projeto visa o plantio de árvores frutíferas e não frutíferas no percurso da Estrada Real, como parte das ações de reflorestamento implantadas pela BPW/Brasil. A finalidade é planejar, coordenar e fomentar as ações de meio ambiente e turismo, a melhoria da qualidade de vida das comunidades em torno da Estrada Real, a geração de emprego e renda e a prática do desenvolvimento sustentável e do potencial turístico no estado.

Maria Elvira Salles, presidente da Associação das Caminhantes da Estrada Real, explicou que o objetivo da entidade é plantar um milhão de árvores no percurso da Estrada Real. Maria Elvira destacou a importância do acordo assinado ontem com a PBH para a ampliação do trabalho realizado pela associação. “A parceria estabelecida nos fortalece e nos incentiva a trabalhar cada vez mais pela educação ambiental e pela sustentabilidade no estado”, disse.