sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Servas anuncia os selecionados de programa "Vozes no Morro 2012"

PDFImprimirEmail

Gil Leonardi/Secom MG
A presidente do Servas, Andrea Neves, e os selecionados pelo programa
A presidente do Servas, Andrea Neves, e os selecionados pelo programa

BELO HORIZONTE (15/12/11) - Em sua quarta edição, o programa Vozes do Morro anuncia os 13 artistas/grupos selecionados, dos diversos gêneros, moradores de áreas de vulnerabilidade social dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que terão, a partir de janeiro, sua produção musical gravada e divulgada em emissoras de rádio e televisão, e que serão preparados para gerenciar as suas carreiras.
Alavancados pelo programa, os selecionados trilham caminhos próprios, têm agenda de shows, gravação de CDs com repertório próprio, reconhecimento nas ruas e no meio artístico e, sobretudo, uma nova referência nas comunidades.
Uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Sert-MG e com apoio do Sebrae-MG, o programa, lançado em 2008, foi concebido visando abrir oportunidades para divulgar e valorizar a criatividade e o talento de moradores de vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Em 2011, foi ampliado para toda Região Metropolitana da capital.
A cada ano, o programa tem o apoio de consagrados artistas mineiros. Em 2008, foram Fernanda Takai, Flávio Venturini, Samuel Rosa, Rogério Flausino e Vander Lee, que continuaram em 2009, quando se uniram ao grupo Lô Borges e o Renegado. Em 2010, o programa recebeu o apoio do Tianastácia, André Valadão e da dupla Victor e Leo. Em 2011/2012, Henrique Portugal, do Skank, Wilson Sideral, Vítor e Léo e Eduardo Costa apoiam o programa.
Além da divulgação de suas músicas, os selecionados participarão do Curso “Nosso Negócio é Música”, ministrado pelo Sebrae-MG, parceiro do Programa, concebido especialmente para prepará-los para administrar a própria carreira. No currículo ministrado pelo Sebrae, estão: noções de mercado, planejamento estratégico, que inclui estruturação das bandas e marketing; finanças, com fluxo de caixa e formação de preço; e venda e mercado, além de técnicas de negociação.
Selecionados Vozes do Morro
Em 20011/2012, o pPrograma selecionou: Raça DMCs, Rap, do Cruzeiro, Betim; Ralf Francisco, MPB, do Bandeirantes, Sabará; Douglas e Leon, sertanejo, Vila Pinho, BH; Evandro EMEC, Hip Hop, do bairro Alto Vera Cruz, BH; Lúcio Monteiro, Reggae, da Vila Cristina, Betim; Tambor do Matição, Regional, do Mato do Tição, Jaboticatubas; ADS, Rap, do Bairro Romero Gil, Betim; Vanderli & Wardel, Sertanejo, do Novo Aarão Reis, BH; Fábio Lúcio Maciel, Samba, do bairro Esplanada, BH; Nascidos do Samba, Samba, do Bairro Santa Tereza, BH; Sem meia verdade, Hip Hop, do São Gabriel, Belo Horizonte; Ronaldo Batista, Sertanejo, do Dom Bosco, Ribeirão das Neves; Rannah, Rock, do Bairro Bom Jesus, Belo Horizonte. A relação dos selecionados foi publicada nessa quinta-feira, dia 15, no órgão oficial, “Minas Gerais”.
No primeiro ano, o Vozes do Morro divulgou o trabalho de 14 bandas/músicos (quatro convidados), que, no final do ano, participaram de um show aberto ao público, assistido por mais de 2.000 pessoas. Os artistas/grupos musicais escolhidos foram: Blast Girls, de Ibirité – Bairro Novo Horizonte; Cirandeiros, de Santa Luzia – Bairro Duquesa; Instinto Coletivo, de Ribeirão das Neves; Kayajhama, do Aglomerado da Serra (BH); Maria Pretinha, da Vila São Tomaz (BH); Verdade Seja Dita, da Vila Biquinha (BH); Ivo do Pandeiro, da Vila Estrela (BH); Rafael Dias, do Alto Vera Cruz (BH); Solene Martins, do Taquaril (BH) e Tom Nascimento, de Santa Luzia.
Os quatro artistas convidados em 2008, que também tiveram o trabalho divulgado e receberam o material produzido, foram: Mente Fria, do Morro do Papagaio (BH); Brother Soul, que é um grupo de dança; Anjos de Metal, do Aglomerado da Serra (BH); Pastora Cleyde, da Vila Ventosa (BH) e Domingos do Cavaco, do Morro das Pedras (BH).
Em 2009, os selecionados foram: Geraldo Magnata, do bairro Jardim Montanhês (BH); o rapper Kdu dos Anjos, da Vila Cafezal (BH); o cantor de black music, U-Gueto, do Morro das Pedras (BH); as bandas Estilo Feminil, do Morro do Papagaio (BH); Cidadão Comum, de Ribeirão das Neves; Encontro Vocálico e Cajaba de Santa Luzia; “Seu” Silva, de Ibirité; Favela Groove, Santa Luzia; e Samba de Quintal, do Morro das Pedras, em Belo Horizonte.
Os selecionados de 2010 foram Arte Favela, do Jardim Vitória (BH); Black Pio, do Bairro Maria Helena, Ribeirão das Neves; Dokttor Bhu e Shabê, do Parque São Pedro (BH); Jefinho BH, do Conjunto Felicidade (BH); Ki-Doçura, do Alto Vera Cruz (BH); Pedro Paulo & Gil, do Bairro Adeodato, Santa Luzia; Rômulo Cabral, do Bairro Gogó da Ema/Esplanada (BH); Thributo, do Jardim Montanhês, Ibirité; Vanderly Ribeiro & Jovanito, da Vila Antena (BH) e William Roberto, da Vila Piratininga (BH).