terça-feira, 20 de dezembro de 2011

BH se enfeita de luz para a chegada do Natal




Luzes vermelhas, verdes e amarelas, de vários tipos e para todos os gostos iluminam e enfeitam Belo Horizonte para a chegada do Natal. Corredores iluminados ao longo das avenidas Afonso Pena e Brasil e entre as praças da Liberdade e Rio Branco, próxima à rodoviária, dão brilho e enfeitam o cenário da região central da cidade. Outros destaques e inovações também chamam a atenção nas praças da Estação e da Liberdade e na Igreja da Pampulha, que ganharam árvores com milhares de lâmpadas de led. Uma das grandes novidades está na Praça da Savassi, enfeitada com uma árvore natalina de dez metros que exibe mensagens de texto enviadas por celulares. Além disso, uma das atrações da capital neste final de ano é o Festival Internacional de Corais.

Um dos principais cartões postais da capital mineira, a Praça da Liberdade recebeu 1,5 milhão de lâmpadas, um presépio em tamanho natural e um Papai Noel de cinco metros de altura, que é destaque na decoração. “Fico admirada com tantas luzes coloridas. Estou tirando muitas fotos para mostrar para as coleguinhas”, contou a pequena Iasmyni Carvalho, de 5 anos, que veio com a mãe, Karine, de Curvelo para visitar a praça.

Na Vila do Papai Noel, exposta ao público no hall da sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro), uma coleção de diversos papais noéis atrai o público, que pode ver o bom velhinho em diferentes tamanhos, além de presépio e árvore decorada. A Vila do Papai Noel tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta, das 12h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h. A aposentada Eliane Teixeira trouxe a neta Bianca, de 1 ano, para conhecer os papais noéis que estão expostos na vila. “É tudo tão lindo! Estou encantada e a minha neta também está adorando”, contou Eliane, que não deixou de incluir em sua agenda uma visita à Praça da Liberdade.

Quem passou pelo Parque Municipal se encantou com a Vila dos Sonhos, uma decoração que reuniu cerca de 500 papais noéis em diferentes situações. Espalhados pela casa de 160 metros quadrados, alguns estavam cozinhando, outros tomando banho ou dançando e um, de dois metros, ficou posicionado na porta da casa para receber os visitantes. A Vila dos Sonhos ficou aberta à visitação até o último domingo, dia 18.

Festival Internacional de Corais

Além da iluminação das ruas e monumentos, Belo Horizonte recebe a edição especial de Natal do Festival Internacional de Corais (FIC), evento tradicional da cidade, com apresentações gratuitas nos principais pontos turísticos e igrejas da capital até sábado, dia 24. Os grupos convidados são formados por crianças, jovens, adultos e idosos e a programação inclui com cerca de 200 apresentações de corais brasileiros e de representantes do exterior. A programação completa pode ser conferida no site www.festivaldecorais.com.br.



Regiões e monumentos iluminados

• Viaduto de Santa Tereza
• Parque Municipal
• Prefeitura
• Palácio das Artes
• Avenida Afonso Pena, no trecho entre a Rodoviária e a Praça Ti¬radentes
• Avenida Brasil, entre a Praça Tiradentes e a Praça da Liberdade
• Avenida Cristovão Colombo entre a Praça da Liberdade e a avenida do Contorno
• Praça da Savassi e ruas adjacentes, incluindo a avenida Getúlio Vargas