quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

BH recebe operação especial de transporte e trânsito


 



Devido à concentração de veículos e de pedestres nos principais corredores de tráfego na área central da capital, no entorno das áreas comerciais e dos pólos geradores de serviço de Belo Horizonte durante o final de ano, a Prefeitura de Belo Horizonte, através da BHTrans, implantou, em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais e com a Guarda Municipal, a Operação Final de Ano 2011. A ação conta com os agentes da Unidade Integrada de Trânsito e tem o objetivo de intensificar o monitoramento do trânsito e do transporte público, minimizar os reflexos do tráfego neste período, assim como coibir a prática de irregularidades e conflitos, garantindo segurança, acessibilidade e fluidez do trânsito de veículos e pedestres.

As ações ocorrerão até o dia 31 deste mês nas nove regiões da capital. São priorizadas as áreas julgadas como de maior conflito no trânsito, aquelas com centros comerciais de maior demanda, tanto de pedestres quanto de veículos, especialmente durante o horário em que o comércio estiver aberto.

Além dos agentes e das rotas de monitoramento da cidade, as câmeras do Centro de Controle Operacional da BHTrans também auxiliam na operação do trânsito em tempo real, em pontos estratégicos da área central da cidade. Com esse acompanhamento é possível proporcionar ajustes necessários como, por exemplo, a interação direta com os motoristas através dos painéis eletrônicos instalados nos principais corredores da cidade ou o deslocamento de equipes para a resolução de problemas.

Transporte coletivo

As linhas de ônibus que atendem as principais áreas comerciais da cidade e os shoppings terão seus quadros de horários reforçados de acordo com a demanda de passageiros e os horários do comércio.

Ações em todas as regiões

Confira abaixo aonde estão concentradas as ações em cada região da cidade

• Área central: Hipercentro, Savassi e nas regiões da rodoviária, do Barro Preto, da Praça da Liberdade, devido à iluminação de Natal, da Praça Sete, do Mercado Central, rua Curitiba (na região da Galeria do Ouvidor), dos shoppings Cidade, Oiapoque, Xavantes, Tupinambás, Diamond Mall e Pátio Savassi.
• Barreiro e Oeste: centro comercial, região central e o Via Shopping, no Barreiro, e as áreas comerciais dos bairros Buritis, Gutierrez, Betânia e Salgado Filho, especialmente as avenidas Francisco Sá e André Cavalcanti (Gutierrez), Afonso Vaz de Melo, Olinto Meireles e Sinfrônio Brochado (Barreiro), Mário Werneck (Buritis) e rua Úrsula Paulino (Betânia).
• Venda Nova: será priorizado o monitoramento do centro comercial da região, especialmente da rua Padre Pedro Pinto.
• Noroeste e Pampulha: regiões dos shoppings Del Rey e Xingu, das ruas Padre Eustáquio, Monteiro Lobato, Conceição do Mato Dentro, das avenidas Abílio Machado, Pedro II, Carlos Luz, Antônio Carlos, Portugal, dos supermercados Via Brasil e Super Nosso (bairro Itapoã) e Carrefour (bairro Ouro Preto), do centro comercial do bairro Ouro Preto e do Aeroporto.
• Norte e Nordeste: atuação será nas regiões dos bairros Cidade Nova, São Paulo, da avenida Cristiano Machado, do Minas Shopping, da Feira dos Produtores e do Centro Comercial Hot Point (bairro Cidade Nova).
• Sul e Leste: serão priorizados os bairros Floresta (especialmente na área próxima às ruas Jacuí, Pouso Alegre e Itajubá e à avenida Silviano Brandão), a região do BH Shopping (avenidas Raja Gabáglia, Luiz Paulo Franco, BR-356), do Pátio Savassi (avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo), do Boulevard Shopping (avenida dos Andradas), da Praça do Papa (avenidas das Agulhas Negras, Afonso Pena, dos Bandeirantes) e as avenidas Raja Gabáglia e Prudente de Morais.

As prioridades da operação

• Preservar as áreas onde o estacionamento é proibido, especificamente o estacionamento sobre os passeios, junto ao canteiro central das avenidas (conforme regulamentação da via) e não permitir que os veículos parem em fila dupla ou fechem os cruzamentos.
• Assegurar a travessia segura de pedestres
• Não permitir a obstrução da faixa de pedestre (tanto parada quanto estacionamento)
• Preservar a área dos pontos de ônibus e pontos de táxi
• Preservar as áreas regulamentadas de carga e descarga, conforme os horários especificados na sinalização
• Inibir o transporte clandestino
• Adequar as programações semafóricas aos volumes de tráfego típicos desta época
• Intensificar a fiscalização de avanço de sinal vermelho do semáforo e retorno em locais proibidos
• Garantir a vaga de veículos credenciados para deficientes
• Monitorar e incentivar o uso do transporte coletivo ou táxi
• Manter os reboques em pontos estratégicos de forma a retirar com mais rapidez veículos quebrados e que estejam obstruindo a via.

Dicas aos motoristas e pedestres

• É importante que as pessoas antecipem suas compras ou, pelo menos, procurem sair mais cedo de casa, pois, nessa época, o tempo de deslocamento é maior, em função do número de veículos nas vias
• Em período de chuvas, a visibilidade é pior. Os motoristas devem intensificar a manutenção dos veículos para que operem em condições mais seguras, como freios em bom funcionamento, vidros limpos, pneus e limpadores de pára-brisa em condições adequadas
• Ao dirigir, os motoristas devem manter distância suficiente em relação ao veículo da frente, de forma que possa frear o seu carro com segurança
• O uso do transporte coletivo ou táxi proporcionam um deslocamento mais seguro e confortável em muitos trajetos onde a procura por estacionamentos é muito grande.