quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

13 mil operadores de transporte coletivo de BH passam por qualificação

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, iniciou no início deste mês o Programa de Certificação dos Operadores do Transporte Coletivo, que vai qualificar os 13 mil operadores do Sistema de Transporte Coletivo por ônibus da capital mineira no atendimento aos usuários e na operação do serviço. A certificação está focada no comportamento com os usuários, no papel dos profissionais do transporte em relação à melhoria da mobilidade urbana e na contribuição de cada um para a ampliação da qualidade de vida para os moradores de Belo Horizonte.

A certificação é uma das ações do Qualibus – Transporte Coletivo de Qualidade, um projeto definido no planejamento estratégico da BHTrans para a capital, com diretrizes voltadas à garantia de um serviço de transporte público de mais qualidade e que contribua para melhores condições de mobilidade das pessoas que moram, se deslocam ou trabalham na cidade.

A certificação também visa estabelecer uma parceria mais efetiva entre a BHTrans e os operadores do transporte coletivo para a consolidação da mobilidade urbana sustentável, que envolve questões relativas à vida das pessoas, ao desenvolvimento econômico da cidade, à ocorrência de acidentes e à redução de poluentes no meio ambiente.

“Na certificação de todos os operadores, serão amplamente difundidos três valores primordiais: lembrar que a vida das pessoas é o mais importante, minimizar os impactos ambientais e saber utilizar os espaços viários de forma mais consciente”, ressalta Max Wilson Ramos, gestor do projeto Qualibus.

O treinamento é administrado nas terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, nas garagens das empresas operadoras. Ao todo, vão passar pela certificação 529 turmas de motoristas e agentes de bordo. Instrutores da BHTrans, entre analistas, técnicos e agentes de trânsito, vão abordar os valores propostos, utilizando-se de palestras, dinâmicas de grupo e filmes.

“Planejamos trabalhos como a definição de mobilidade urbana, a função social do transporte coletivo, o que cada um pode fazer para contribuir para um cenário urbano mais positivo, os desafios e os erros a serem evitados”, explica Daniel Marx Couto, diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTrans.

Tudo isso se traduz em desenvolver ou aprimorar habilidades como lidar com os conflitos no trânsito com os outros “atores”, como motoristas particulares, pedestres, motociclistas e passageiros. Com esses comportamentos, serão potencializados o bom relacionamento com os usuários do trânsito, a educação e a cortesia com os passageiros do ônibus, além do atendimento às solicitações dos usuários.

Por outro lado, o treinamento provoca a reflexão quanto a não atenção às leis de trânsito e que interfere na mobilidade urbana e na qualidade de vida dos cidadãos, como fechar o cruzamento, não parar no ponto de embarque e desembarque, avançar um sinal vermelho, parar em cima da faixa de pedestre ou parar longe da guia da calçada.

Relacionamento com usuário

Especificamente sobre o relacionamento com os usuários do transporte coletivo, as três principais reclamações registradas na BHTrans quanto ao comportamento dos operadores, falta de educação, freadas e arrancadas bruscas, conversas desnecessárias do operador, são trabalhadas em simulações para que o operador se coloque no lugar do seu cliente, o passageiro, e passe a adotar condutas estipuladas pelo regulamento do serviço e esperadas pela população.

O operador que passar pelo treinamento receberá uma declaração de participação e um botton que identificará aqueles que já participaram do curso. Sua atuação na prestação do serviço será acompanhada por um ano, principalmente por meio dos Registros de Solicitações feitos pelos passageiros de ônibus, por meio da Central de Relacionamento Telefônico (156), por registros via internet no portal da BHTrans (www.bhtrans.pbh.gov.br), ou pessoalmente na Gerência de Atendimento ao Usuário, além do acompanhamento realizado pelas próprias concessionárias. Após passar por todo o processo e, atendidos os quesitos estabelecidos pela BHTrans, os operadores receberão um certificado de qualificação do serviço prestado. O programa tem a parceria e o apoio do SetraBH e do SEST/SENAT.

Trabalhos com usuários

Para as pessoas atendidas pelo transporte coletivo estão sendo planejadas ações de comunicação que alertem e conscientizem para o seu comportamento e sua interação com os operadores, além de seus direitos e deveres.