segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Votação do OP Digital mobiliza moradores de BH

A escolha das obras que serão contempladas pelo Orçamento Participativo Digital 2011 (OP Digital), lançado pelo prefeito Marcio Lacerda no dia 11 deste mês, começa na segunda-feira, dia 21, quando será aberta a votação para a população. Neste ano, foram selecionados 36 empreendimentos para que os cidadãos possam selecionar nove intervenções, uma em cada região da capital, e de áreas variadas, como infraestrutura, segurança e equipamentos públicos diversos. Recursos de R$ 50 milhões serão investidos na realização das intervenções. Mais de 300 mil pessoas já participaram do processo de votação do OP Digital, que existe desde 2006. Para obter mais informações sobre o OP Digital e votar nos empreendimentos selecionados, basta acessar o site www.pbh.gov.br/opdigital.

A Prefeitura de Belo Horizonte vai disponibilizar para os cidadãos que não possuem acesso à internet mais de 400 pontos públicos de votação apoiados por monitores nos Telecentros, escolas municipais e demais órgãos da PBH. Além dos pontos já existentes, serão instaladas quatro tendas de votação na capital, duas na Praça Sete, uma no Parque Municipal e outra na Praça Francisco de Assis, na Pampulha. A unidade móvel da Prodabel também ficará disponível para a população, passando por três regiões durante o período de votação, que será encerrado no dia 11 de dezembro. Até o dia 27 deste mês, a unidade móvel ficará em frente à PUC Barreiro (avenida Afonso Vaz de Melo, 1.200) e, do dia 28 ao dia 4 de dezembro, a região de Venda Nova recebe a unidade, em frente ao Shopping Norte (avenida Vilarinho, 1.300). De 5 a 11 de dezembro, a população pode utilizar a unidade móvel na Estação BHBus São Gabriel (avenida Cristiano Machado, 5.600).



Para votar nas obras do OP Digital, é preciso ser maior de 16 anos, eleitor de Belo Horizonte, informar número do título de eleitor e do CPF, além de um e-mail para receber a confirmação do voto. Caso a pessoa não tenha um endereço eletrônico, a Prefeitura disponibilizará no site do OP Digital o link para o cadastro do e-mail. O cidadão também deve informar gênero e faixa etária e pode votar em até nove empreendimentos, sendo um por região. Cada computador poderá registrar a participação de até 50 eleitores. Quem quiser liberar seu micro para servir de ponto público de votação deverá se cadastrar no site.

Telecentros e Postos de Internet Municipal

Os Telecentros são espaços públicos e gratuitos de inclusão digital, que possuem de 10 a 20 microcomputadores conectados à internet banda larga. Os Telecentros funcionam por meio de parcerias, em que a Prefeitura é responsável pelos equipamentos, pela estrutura e pela manutenção, enquanto a comunidade oferece o espaço e o pessoal para realizar o trabalho.

Já os Pontos de Internet Municipal possuem de três a quatro microcomputadores disponíveis para acesso gratuito à internet. São implantados nos órgãos públicos da Prefeitura, como bibliotecas, Núcleos de Apoio à Família (NAFs), núcleos do programa BH Cidadania, no Centro de Cultura Belo Horizonte e também em organizações não-governamentais, entre outros espaços.

Empreendimentos selecionados

Região Barreiro:
Alargamento da rua Júlio Mesquita
Construção de ponte no bairro Jatobá IV
Revitalização da rua Antônio Eustáquio Piazza
Revitalização do Centro Comercial do Barreiro

Região Centro-Sul:
Instalação de câmeras de videomonitoramento
Reforma de calçadas do hipercentro
Requalificação da Praça do Papa
Restauração e requalificação do Viaduto Santa Teresa

Região Leste:
Complexo de drenagem na rua Minduri
Instalação de câmeras de videomonitoramento
Requalificação da pista de cooper na avenida dos Andradas
Requalificação do Centro Comercial da Avenida Silviano Brandão

Região Nordeste:
Construção da Praça da Juventude
Construção de centro cultural
Instalação de câmeras de videomonitoramento
Revitalização dos parques da avenida José Cândido da Silveira

Região Noroeste:
Instalação de câmeras de videomonitoramento
Requalificação da avenida Abílio Machado
Requalificação do Complexo da Lagoinha
Tratamento de fundo de vale da avenida Sanitária

Região Norte:
Instalação de câmeras de videomonitoramento
Requalificação da avenida Waldomiro Lobo
Revitalização do campo do Tupinense
Tratamento de fundo de vale da avenida Basílio da Gama

Região Oeste:
Drenagem e obras complementares da bacia da rua Platina
Instalação de câmeras de videomonitoramento
Ponte sobre o córrego Cercadinho
Revitalização da rua Úrsula Paulino

Região Pampulha:
Construção de rotatória
Implantação do Parque Vila Barroquinha
Instalação de câmeras de videomonitoramento
Urbanização da avenida Francisco Negrão de Lima

Região de Venda Nova:
Construção de espaço cênico
Recuperação dos corredores de transporte coletivo
Revitalização da avenida Vilarinho
Revitalização do Centro Comercial de Venda Nova