quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Professora de BH se consagra como educadora do ano no país.




Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, Fernanda Pedrosa de Paula recebeu em São Paulo, pela Fundação Victor Civita, o prêmio Educadora Nota 10, uma seleção do que há de melhor no ensino do país e que se propõe a identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de boa qualidade. Professora de Educação Física da Escola Municipal José de Calazans, que fica na região Nordeste, Fernanda Pedrosa foi escolhida entre os poucos premiados, dez professores e uma coordenadora pedagógica, como Professores Nota 10 agraciados pela fundação.

Segundo Fernanda, é uma satisfação muito grande, já que esta é a maior premiação na área da Educação da América Latina. “Ganhar um prêmio como este é um grande incentivo. Vem coroar um trabalho que envolve toda uma atuação profissional preocupada com a formação dos alunos, levando uma prática educativa e da educação física de qualidade”, enfatizou.

A emoção maior para a educadora da rede municipal de Educação de Belo Horizonte e para a direção da escola, presente ao evento, foi quando Roberto Civita, presidente do conselho da Fundação Victor Civita anunciou da seguinte forma: “Sem discurso. A educadora do ano é Fernanda Pedrosa de Paula, representante de Minas Gerais, autora do projeto "Respeitável Público: o circo na escola", que jogou luz ao trabalho de consciência corporal e inclusão de alunos com deficiência na Educação Física, com turmas de 4º e 5º anos”, disse. Fernanda Pedrosa, ao agradecer a premiação foi aplaudida de pé. Ela disse emocionada: “Almejamos que a valorização do educador seja inerente à profissão de professor”.

Para o prefeito Marcio Lacerda, é muito gratificante ter uma professora da rede de ensino municipal sendo premiada em concurso nacional, já que a educação é a base que contribui para a formação de cada aluno. “A rede de ensino de Belo Horizonte sempre apresenta bons resultados. A Prefeitura de Belo Horizonte se sente honrada ao receber esse prêmio. Foi necessário para a Fernanda esforço, paciência, construção diária e, principalmente, o apoio de todos. Meu parabéns”, elogiou.

Os projetos dos 11 profissionais de educação foram os escolhidos por 14 especialistas de diferentes áreas da educação em um universo de 2.828 inscritos em diversas regiões do Brasil. Por isso, foram considerados os melhores do ensino no país. Segundo Regina Scarpa, presidente do júri e coordenadora da Fundação Victor Civita, em 2011, o conjunto de projetos esteve forte, motivo de orgulho para todos os envolvidos no processo.

O entendimento da comissão julgadora é o de que nesse processo foram apresentadas ideias transformadas em práticas pedagógicas eficazes, norteadas pela coerência nas sequências de atividades e processos avaliativos. Destacaram ainda a certeza de que as intenções cumpriram seu propósito e geraram aprendizado.

Entre os especialistas que tiveram a tarefa de escolher os 11 finalistas de 2011 estão nomes consagrados internacionalmente como Maria Malta Campos, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas; Nilson José Machado, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Sofia Lerche Vieira, docente da Universidade Federal do Ceará; Sonia Madi, coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa; Vera Placco, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e Ruy Aguiar, especialista de projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infâcia (Unicef).

Iniciativa

Fernanda atua como professora de Educação Física há oito anos e se diz realizada por proporcionar aos alunos o acesso a uma prática de educação física com qualidade, privilegiando a inclusão, a diversidade, o desenvolvimento de potencialidades e a aquisição de conhecimentos. O projeto Respeitável público: o circo na escola! foi executado entre março e junho deste ano, a partir da necessidade de romper com práticas de ensino tradicionalmente incorporadas e restritas a um modelo esportivo. “Durante este período, eu e os alunos conseguimos conhecer e aprender técnicas simples de movimentos relacionados a acrobacias, equilíbrios e malabarismos, observando normas básicas de segurança individual e de grupo”, contou.

A professora considera ainda que esse prêmio, de relevância nacional, vem coroar todo um trabalho que não se restringe a apenas o projeto apresentado, mas a uma busca cotidiana pela melhoria do processo de ensino e pela valorização da educação física como área de grande importância para o desenvolvimento dos alunos dentro do