quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prefeito de BH representa municípios brasileiros em lançamento do Saúde Mais Perto de Voce



Representante oficial das cidades brasileiras, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, participou em Brasília do lançamento do programa Saúde Mais Perto de Você, um conjunto de ações do Governo Federal que visa ampliar e qualificar a rede de Atenção Básica à Saúde no país. O objetivo é incentivar os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) a melhorar o padrão de qualidade da assistência oferecida aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e por meio das equipes de Atenção Básica de Saúde. Durante o lançamento, mais de mil gestores, entre prefeitos e governadores, assinaram um termo de compromisso que relaciona uma série de metas e padrões de qualidade que deverão cumprir na atenção básica de sua região.

Cerca de 18 mil equipes vão receber o componente de qualidade, um valor adicional mensal de até R$ 1.700 por grupo, podendo chegar a R$ 8.500, dependendo das avaliações. “Os recursos ampliam significativamente o financiamento da atenção básica, com ações que avançam para assegurar equipes mais incentivadas, preparadas e capazes de atender a população com qualidade”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Ao aderir e receber o repasse destinado ao programa, gestores municipais e equipes de atenção básica se comprometem com um conjunto de metas e padrões de qualidade através de um termo de compromisso. Com isso, passam a ser monitorados mensalmente e, após seis meses, serão visitados por uma equipe de avaliação externa que certifica as equipes das UBS. Serão avaliados indicadores como tempo de espera, cobertura de hipertensos e diabéticos, padrões de acesso e qualidade ao pré-natal, avaliação do uso e da satisfação dos usuários e acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família.

“Pela primeira vez, o Ministério da Saúde incorpora em sua política de atenção básica a possibilidade de reconhecer o esforço dos gestores municipais e profissionais da saúde, induzindo e premiando a qualidade, e fazendo isso com o máximo de transparência, já que todos os resultados estarão disponíveis à população no site do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde (dab.saude.gov.br)”, explica o diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.

Melhoria e modernização

Marcio Lacerda ressaltou que só em Belo Horizonte mais de 80% da população é atendida pelo SUS, contemplando 147 unidades básicas de saúde, oito Unidades de Pronto Atendimento, hospitais próprios e conveniados. “O programa Saúde Mais Perto de Você, além de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados, prevê a modernização da infraestrutura das unidades de saúde e também a ampliação do Telessaúde, projeto que permite informatizar e criar núcleos e rede de teleconsultoria e suporte clínico à distância para os profissionais das unidades básicas”, disse.