quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PBH lança projeto que democratiza a cultura na Rede Municipal de Educação


 



Formar cidadãos através da cultura, capacitando professores e gestores da Rede Municipal de Educação como agentes multiplicadores. Essa é a proposta do projeto Acervos Museológicos - Democratização do Acesso e Formação de Agentes Culturais, lançado nesta terça-feira, dia 8, pelo prefeito Marcio Lacerda no auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro. O projeto é uma parceria da PBH, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Ministério da Cultura, o Instituto Minas Pela Paz (IMPP) e a PUC Minas, com o apoio da Fiat, da Oi e do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), formado por diversas empresas. A iniciativa foi aprovada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, tem investimento de R$ 5 milhões e vigência até dezembro de 2012.

Marcio Lacerda disse acreditar na contribuição da cultura para a formação dos cidadãos e elogiou os colaboradores e apoiadores do projeto Acervos Museológicos. “É uma iniciativa importante, que significará avanços para a nossa cidade”, afirmou. De acordo com a secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, cultura e educação estão de tal forma associadas que o curso de especialização em Gestão de Projetos Culturais, oferecido pela PUC Minas desde junho, vai proporcionar aos profissionais da Educação a ampliação do foco sobre o acervo cultural da cidade e a construção de novas oportunidades para os alunos de Belo Horizonte, que é uma cidade educadora.

A solenidade de lançamento contou também com a participação da presidente da Fundação Municipal de Cultural, Thaïs Pimentel, do assessor de Relações Institucionais e Internacionais da PUC Minas, Djalma Francisco Carvalho, e do presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, entre outras autoridades.
Segundo Djalma Francisco Carvalho, a democratização do acesso à cultura e a formação de agentes culturais é de extrema importância para o desenvolvimento da nação e do ser humano como cidadão. “O projeto tem um significado sem tamanho para esse momento de crescimento em que vivemos. Parabenizo a Prefeitura por tornar esse projeto uma realidade. A PUC Minas se sente muito honrada e orgulhosa pela iniciativa”, afirmou.

Durante o evento, foi realizada uma aula magna do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais, oferecido pela PUC Minas para diretores, vice-diretores, coordenadores e professores das escolas da Rede Municipal de Educação. Completou a programação de lançamento uma apresentação dos jovens das oficinas de canto, coral, dança e percussão do programa Árvores da Vida, do bairro Jardim Teresópolis.

Projeto



O projeto Acervos Museológicos - Democratização do Acesso e Formação de Agentes Culturais é embasado em quatro pilares e tem como objetivo democratizar a cultura na rede municipal de educação. O projeto nasceu com uma pesquisa de campo, realizada pela Vox Populi entre março e maio de 2010, que determinou o perfil e avaliou a disponibilidade de professores, alunos e seus familiares em consumir produtos e equipamentos culturais em Belo Horizonte e no entorno da capital.

O segundo pilar é a realização do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais, oferecido pela PUC Minas, voltado a diretores, vice-diretores, coordenadores e professores das escolas da Rede Municipal de Educação. A meta é que esta etapa do projeto beneficie cerca de 240 educadores das nove regiões da capital.

A terceira etapa é o Programa de Imersão Cultural, com visitas guiadas a museus como forma de enriquecimento e consolidação da formação. A opção pelos museus como equipamento cultural se deu pela possibilidade de interação entre professores e alunos antes, durante e depois da visita. Esta etapa dá sustentação ao quarto e último pilar do projeto, a Olimpíada Cultural, que visa o acompanhamento e a avaliação dos resultados do processo de imersão cultural por meio do estímulo de uma competição.

A previsão dos idealizadores do Arcevos Museológicos é que a partir de 2013 o projeto seja ampliado para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e também para o interior do Estado.