quinta-feira, 17 de novembro de 2011

BH sedia Torneio Internacional sub-17, "Future Champions"


 



Belo Horizonte, uma das cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa 2014, receberá, pela segunda vez, o Future Champions, torneio internacional de futebol para atletas de até 17 anos, que reúne alguns dos principais times do mundo. Realizado nos países-sede da Copa do Mundo, o Future Champions foi disputado em Belo Horizonte no ano passado e terminou com o título do Atlético. O evento, que neste ano acontecerá entre os dias 12 e 18 de dezembro, foi apresentado ontem na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro, em solenidade que contou com as presenças do prefeito de Belo Horizonte e presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa, Marcio Lacerda, do secretário estadual extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, e de Ray Whelan, presidente da GSI, empresa responsável pelo torneio.

O Future Champions é formado por quatro equipes do país-sede e oito times do exterior e tem o objetivo de oferecer aos jogadores a oportunidade de viajar para um país novo, onde irão competir contra adversários de todo o planeta, conhecer variadas culturas, idiomas e táticas de futebol. Os jogos, com entrada gratuita, serão no Estádio Baleião, no Aglomerado da Serra, e no campus do UNI-BH, no bairro Buritis. As partidas serão transmitidas pelo canal a cabo SportTV.

Para Marcio Lacerda, a realização do Future Champions é um avanço na preparação da cidade para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. Ele lembrou que, pelo trabalho bem sucedido de preparação para a Copa do Mundo, a capital foi escolhida para sediar o torneio nos quatro anos que antecedem a competição, de dezembro de 2010 a dezembro de 2013. “Tivemos um bom torneio no ano passado e uma boa repercussão. Foi um excelente teste no sentido de recepcionar e organizar um torneio de futebol na cidade”, afirmou Marcio.

Ray Whelan avalia que o torneio será mais uma oportunidade para que Belo Horizonte possa mostrar internacionalmente sua eficiência na infraestrutura e na organização. “O torneio é um evento menor que a Copa do Mundo, mas é um evento de grande complexidade, que envolve uma série de fatores como transporte, segurança, mobilização de voluntários, recepção de visitantes e infraestrutura da cidade, entre outras questões”, ressaltou. Ele lembrou que o campeonato realizado em 2010 foi um sucesso. “Será um prazer retornar à capital de Minas Gerais e tenho a certeza de que o campeonato será ainda melhor este ano”.

O bom trabalho realizado em parceria pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo Governo de Minas Gerais foi destacado pelo secretário Sérgio Barroso. “A realização do Future Champions em Minas é motivo de orgulho. O campeonato incentiva a iniciação esportiva, fundamental para a formação saudável de crianças e adolescentes. Além disso, por meio da categoria de base, potencializa o futebol mineiro, um patrimônio do nosso Estado”, analisa.

Equipes



Onze equipes já estão confirmadas para o torneio. Além do Atlético, atual campeão, Flamengo e Corinthians vão representar o Brasil. Cruzeiro e América disputam a quarta vaga brasileira do torneio, que será da equipe que obtiver o melhor resultado no campeonato mineiro da categoria, que está em andamento.

As atrações estrangeiras são Manchester United (Inglaterra), Juventus (Itália), Orlando Pirates (África do Sul), Vissel Kobe (Japão), Colo Colo (Chile), Boca Juniors (Argentina), Tijuana (México) e Nacional (Uruguai).

Os clubes serão divididos em quatro grupos. As equipes jogarão contra os adversários de sua chave e contra um adversário de outro grupo, a ser definido por sorteio. O campeão de cada chave avança para as semifinais. O sorteio dos grupos e das chaves de cruzamento será realizado durante a Soccerex, a maior feira de futebol do mundo, no estande de Belo Horizonte, no dia 29 de novembro, no Rio de Janeiro.