quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Redes internacionais discutem em BH a contribuição da cultura para a sustentabilidade

 



O papel das políticas culturais para o desenvolvimento sustentável é um dos temas comuns que estão sendo discutidos no evento que reúne, pela primeira vez em Belo Horizonte, a assembleia geral da Rede Interlocal, a reunião da Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades e a reunião da Agenda 21 da Cultura. O encontro das redes internacionais de governos locais começou nesta quarta-feira, dia 26, e segue até amanhã, no auditório Juscelino Kubitschek da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.212, centro, 1º andar). Representantes de 50 cidades de dez países da América Latina, além de membros de Portugal e da Espanha estão na capital mineira.

Durante a abertura do evento, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, ressaltou a importância de colocar na pauta de debates a interseção entre cultura e sustentabilidade na mesa de encerramento da Agenda 21 da Cultura (documento com compromissos das cidades e dos governos locais para o desenvolvimento cultural) e Rio + 20 (conferência das Nações Unidas voltada ao desenvolvimento sustentável), nesta quinta-feira, às 17h30. “Não há nenhuma dúvida em relação ao fato que a cultura é hoje um dos pilares fundamentais da sustentabilidade. Não são apenas as soluções de ordem econômica, ambiental e social que vão garantir um desenvolvimento satisfatório, com elevação do bem estar social das populações”, observou.

O prefeito Marcio Lacerda compartilhou da opinião de Ortiz, dando destaque também à fala da representante das redes Mercocidades e Interlocal, Maria Victoria Alcaraz, que destacou a contribuição da cultura para diversas melhorias. “Nós não teremos melhorias nos indicadores sociais e na nossa economia sem o avanço da cultura em todos os seus instrumentos e manifestações. A cultura é um instrumento de auto estima e de dignidade”, pontuou Marcio.

A discussão vem em momento oportuno, uma vez que Belo Horizonte, além de sediar o encontro das redes sobre cultura, receberá em 2012 a primeira reunião na América Latina do Congresso Mundial do Iclei - Governos Locais pela Sus-tentabilidade, que antecede a conferência das Nações Unidas Rio + 20, que acontece em junho do ano que vem, também sobre desenvolvimento sustentável. “Será um evento muito importante, com foco na visão dos governos locais na questão da sustentabilidade e também como uma forma de preparação para a Rio + 20”, destacou o prefeito.

Troca de experiências

Como destacou a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thaïs Pimentel, o encontro das redes representa uma oportunidade de intercâmbio. “O evento é significativo por colocar em discussão proposições relativas e específicas de cada rede e, ao mesmo tempo, criar condições para trocas de experiências, identificar e afirmar o papel de cada uma delas e suas possíveis interseções no campo conceitual e as ações efetivas locais”, destacou.

Além das reuniões particulares das redes Mercocidade e Interlocal, Thaïs Pimentel salientou que o encontro dará início à revisão da Agenda 21 para a Cultura. “O documento da Agenda 21 afirma, entre muitos outros compromissos, o comprometimento das cidades e de seus governos com direitos humanos, diversidade cultural, sustentabilidade, democracia participativa e criação de condições para a paz”, assinalou. Ela acrescenta que o encontro das redes tem como tema central “Cultura local e desenvolvimento: transformação social e participação cidadão”, que se desdobra em cinco temas específicos, convergentes com a Agenda 21.

Participação popular

Os seminários das redes são abertos à participação dos interessados pela temática. As inscrições devem ser feitas no local do evento, com limite à lotação das salas. Quem não conseguir comparecer poderá acompanhar as atividades ao vivo, pela Web TV da Prefeitura, Conecta BH (conectabh.pbh.gov.br). Outras informações sobre o encontro estão disponíveis no site culturabhredes2011.com.br. Confira a programação nesta página.

Programação

Hoje
15h às 16h15 - Seminário “Diversidade, identidade e patrimônio cultural”, seguido de relatos de experiências
17h30 às 18h45 - Seminário “Participação, criatividade cidadã e integração social”. Após o encontro, membros das cidades participantes falam de suas boas práticas

Amanhã
15h às 16h15 - Seminário “Governança local, participação cidadã e trabalho em rede”, seguido de relatos de experiências.
17h30 às 19h - Mesa de Encerramento “Agenda 21 da Cultura e Rio + 20”

Rede Interlocal
A Rede Interlocal de Cidades Iberoamericanas para a Cultura é uma organização internacional sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a cooperação para o desenvolvimento no âmbito da política cultural dos governos locais.

Unidade Temática da Cultura da Rede Mercocidades

Foi criada para desenvolver e potencializar as atividades culturais em seu sentido mais amplo. Tem implementado projetos diversos nas áreas de literatura, música, fotografia, pintura, dança, artes plásticas e cinema.