terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fórum Técnico Segurança nas Escolas na ALMG




Começa a etapa final. Debates e discussões em
grupo vão de terça a quinta-feira (4 a 6)
Começa nesta terça-feira (4) e vai até quinta (6) a etapa final do Fórum Técnico Segurança nas Escolas - por uma cultura de paz, que a Assembleia de Minas promove para discutir o combate à violência dentro e fora do ambiente escolar, reunindo educadores, pais, estudantes e gestores públicos. Depois de encontros regionais em seis municípios, os diagnósticos e as propostas levantadas nessas cidades serão discutidas no Plenário da ALMG com especialistas e autoridades.
A socióloga e coordenadora da Área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Rio de Janeiro, Miriam Abramovay, realiza a palestra magna do evento, logo depois da abertura, a partir das 9h30. Ela é autora de vários livros e artigos sobre o tema da violência no ambiente escolar. Em seguida será dada a palavra a três especialistas: o pedagogo e mestre em Psicologia Social pela UFMG, Luiz Carlos Castello Branco Rena; a promotora de Justiça Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick; e a coordenadora da Organização Brahma Kumaris - Brasil, Marli Medeiros.
Na parte da tarde, outros três conferencistas apresentam dados sobre integração de ações e programas de combate à violência nas escolas: o psicólogo Walter Ernesto Ude Marques; a representante do Governo de Minas Maria Sueli de Oliveira Pires; e a defensora pública Roberta de Mesquita Ribeiro. Os especialistas Luciano Campos Silva (UFMG), Maria Beatriz Costa Pereira (Movimento Viva e Deixe Viver), Hudson Matos Ferraz Júnior (PMMG) e Jéferson Botelho Pereira (Polícia Civil) falam sobre o tema Prevenção e combate à violência escolar.
Na quarta-feira (5), será a vez dos debates nos grupos de trabalho, formados por representantes das seis cidades do interior onde aconteceram os encontros regionais e também de Belo Horizonte. Eles vão debater as propostas dentro dos três eixos principais - Violência no ambiente escolar; Integração de ações e programas; e Prevenção e combate à violência escolar - e levá-las para a Plenária Final, que acontece na quinta-feira (6). O documento final resultante do evento vai subsidiar a formulação de políticas públicas visando à prevenção e ao combate à violência nas escolas.
Nesta etapa final, o regulamento prevê que serão discutidas e votadas as propostas levantadas nos seis encontros regionais realizados em Araxá, Contagem, Janaúba, Juiz de Fora, Varginha e Teófilo Otoni.