quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ALMG lança frente em defesa dos homossexuais

Será lançada nesta quinta-feira (6/10/11), às 15h30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Frente Parlamentar pela Cidadania e pelos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (LGBT), uma iniciativa da deputada Luzia Ferreira (PPS). No mesmo dia, às 14 horas, acontece a Conferência LGBT, na Escola do Legislativo, com a participação de representantes da sociedade civil.

De acordo com informações do gabinete da deputada, a Frente terá, entre seus objetivos, contribuir para a construção de uma democracia sem qualquer forma de discriminação, afirmando a livre orientação sexual e identidades de gênero. "Este é um tema que vem ganhando dimensões mais amplas e democráticas na sociedade. O número de pessoas que defendem a livre orientação sexual e a garantia dos direitos humanos aumenta a cada dia", afirma Luzia Ferreira. A Frente Parlamentar será mista com a participação de deputados, representantes do governo estadual, de movimentos sociais e entidades civis.


Para o coordenador do Centro de Referência LGBT da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e diretor da Associação Brasileira LGBT, Carlos Magno Fonseca, a Frente é fundamental para o debate do enfrentamento da violência homofóbica e a promoção da cidadania. "A criação desta Frente é uma demonstração do compromisso que os deputados de Minas têm com a nossa causa", declara. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), foram assassinados 260 homossexuais no Brasil, em 2010. Minas Gerais é o quinto estado mais homofóbico, registrando 18 assassinatos em 2010.