segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ALMG debate impacto da extração do minério na Lagoa Seca

Debater a situação da jazida de minério de ferro da Lagoa Seca, localizada entre os bairros Belvedere e Mangabeiras, em Belo Horizonte, bem como as consequências da extração para o meio ambiente e os moradores da região. Esse é o objetivo da audiência pública conjunta que as comissões de Minas e Energia e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizam, na próxima terça-feira (18/10/11), às 10h30, no auditório.
A área é explorada, há mais de 50 anos, pela Mineração Lagoa Seca e as atividades da empresa, que deveriam ter sido encerradas em 2005, foram prorrogadas até abril do próximo ano. Um dos condicionantes para a extensão do prazo é o de que, após a desativação da mina, a região seja recuperada e destinada ao uso coletivo e público.

No entanto, segundo o autor do requerimento, deputado Délio Malheiros (PV), até hoje não foi apresentada a documentação para a recuperação do local. Além disso, há denúncias de que a mineradora teria apresentado um pedido para que a condicionante fosse revista, diante da impossibilidade de cumpri-la, informação que foi negada pelos representantes da empresa.
O parlamentar ressaltou ainda, em sua justificativa, que a exploração do local afeta diretamente a Serra do Curral, patrimônio natural e símbolo da Capital, e resulta na redução do lençol freático que alimenta as nascentes da região, repercutindo no sistema de abastecimento de água. “A simples cessação das atividades minerárias, sem qualquer tipo de compensação ambiental, poderá causar danos ao meio ambiente maiores que a própria exploração”, afirmou.

Convidados - Foram convidados para a audiência o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis de Minas Gerais, Alison José Coutinho; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o diretor-Geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), Antônio Abrahão Caram Filho; o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Antônio Sérgio Lima Braga; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; o presidente da Mineração Lagoa Seca Ltda., Leonardo Teixeira; o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere, Ricardo Michel Jeha; e o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras, José Diogo Braga Pimentel.