quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PBH e Corpo de Bombeiros firmam parceria para recuperação de jovens infratores

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais assinaram nesta terça-feira, dia 6, no Salão Nobre da PBH, no Centro, um convênio para o desenvolvimento de ações do programa Voluntários da Cidadania. O programa prevê a qualificação social e profissional de jovens, com idade entre 18 e 20 anos, em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medida socioeducativa. Os jovens selecionados terão conteúdos de moral e cívica, cidadania, ética, disciplina, preparação para o mundo do trabalho, exercícios físicos e outras atividades extracurriculares, além das matérias específicas do ofício Brigadista Particular.

O prefeito Marcio Lacerda afirmou que o programa Voluntários da Cidadania será fundamental na formação e na qualificação, além de despertar vocações para os jovens selecionados. “O modelo de treinamento do profissional Brigadista Particular é ideal para os jovens, já que eles veem desde criança o papel do bombeiro como um papel heróico, de salvar a vida. Tenho certeza que esse projeto vai dar muito certo”, disse. Marcio explicou que seria adequado fazer uma turma piloto de 35 jovens, com um treinamento mais intensivo de dois meses, durante outubro e novembro, para testar o modelo e os processos de seleção e recrutamento, para que seja possível, a partir de fevereiro, começar com uma turma acima de 200 jovens, já com o modelo testado.

O secretário municipal adjunto de Trabalho e Emprego, Ayres Mascarenhas, afirmou que a ideia do convênio é fazer com que os jovens selecionados para o Voluntários da Cidadania recuperem valores de convívio, cidadania, defesa da vida, de proteção e ao mesmo tempo saiam com o diploma com intuito de conseguir um emprego. “É como se os jovens estivessem na beira de um abismo e fizéssemos um esforço para puxá-los para a terra firme” destacou.

Curso

Com a carga horária de 240 horas/aula, o curso terá duração de três meses e será realizado dentro das instalações do Corpo de Bombeiros, inclusive em seu Centro de Treinamento em Contagem, além das atividades externas. A Prefeitura investirá mais de R$ 3 milhões na iniciativa, que prevê o treinamento de até mil jovens em um período de 18 a 24 meses.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel BM Silvio Antonio de Oliveira Melo, explicou que o programa foi elaborado com uma grade curricular voltada para prevenção e combate a incêndios, resgate e primeiros socorros, possibilitando ao jovem um campo de trabalho bem amplo, seja em empresas, edificações industriais ou eventos. “Em um prazo de dois meses, vamos formar essa turma piloto e, depois de formados, eles terão uma perspectiva muito boa no mercado de trabalho”, ressaltou.

O Voluntários da Cidadania visa o resgate social de jovens, de 18 a 20 anos, com histórico de conflito com a lei, envolvimento em crimes de menor potencial ofensivo e moradores de áreas de vulnerabilidade social. A iniciativa é idealizada como uma proposta especial de qualificação social e profissional dos jovens, com foco no resgate de valores sociais e de cidadania, aumentando as chances de sua inserção ao mercado de trabalho.

A juíza titular da Vara Infracional do Tribunal de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Belo Horizonte, Valéria da Silva Rodrigues, ressaltou a importância da parceria. “Esse é um momento emocionante porque a Vara Infracional da Infância e Juventude depende da integração entre judiciário, executivo e legislativo para que possamos cumprir com o que está determinado na constituição, que é a prioridade absoluta da criança e do adolescente”, afirmou. Ela lembrou que a vara infracional atende 10 mil adolescentes por ano, na faixa de 12 a 18 anos. “A demanda é grande e com certeza esse projeto vai atender as nossas expectativas. Os jovens infratores precisam de projetos como esse para que possamos apresentar alternativas para evitar a criminalidade” destacou.

Seleção

Para a identificação e seleção do público alvo, a PBH contará com a parceria da Vara Infracional da Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Belo Horizonte e de outros órgãos que atendem jovens no perfil proposto pelo programa. O curso será gratuito e vai oferecer benefícios complementares como vale-transporte, lanche, material didático, uniforme, bolsa auxílio no valor de R$ 324 por mês e certificado de conclusão. Os jovens participantes terão acompanhamento social e psicológico e, ao final do programa, terão seu aproveitamento avaliado, no intuito de atestar seu desenvolvimento moral, profissional, físico e social.


| Voltar