quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Patos de Minas sedia o quarto encontro do seminário de pobreza e desigualdade


Patos de Minas sedia, nesta sexta-feira (16), o encontro regional do Alto Paranaíba, do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. As inscrições pela internet estão encerradas, mas os interssados podem se inscrever no local, Salão do Júri do Bloco C (2º piso) da Unipam, o Centro Universitário de Patos de Minas, localizado à rua Major Gote, 808, no Centro. É o quarto evento, depois dos realizados em Ribeirão das Neves, Araçuaí e Governador Valadares.

A programação prevê credenciamento às 7h30 e abertura oficial às 8 horas. Entre os convidados estão o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), a prefeita municipal de Patos de Minas, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, e o presidente da Câmara Municipal local, José Carlos da Silva.

Às 9 horas serão realizadas duas exposições sobre os temas Dimensão da Pobreza em Minas Gerais e Contexto Socioeconômico da Região. A partir das 10 horas, os grupos de trabalho se reúnem em torno de dois eixos (Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável), cada um abordando três temas: eixo 1 - Promoção e Proteção Social; Educação e Cultura; e Saúde e Qualidade de Vida; eixo 2 - Produção e Trabalho; Infraestrutura, Rede de Serviços e Circulação; e Ciência, Tecnologia e Inovação. O encerramento está previsto para o final da tarde.

Presidente defende renegociação da dívida dos
Estados como forma de retomada dos investimentos

seminario_valadaresNa abertura do terceiro encontro regional do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade no dia 13/9/11, em Governador Valadares, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), criticou a concentração de recursos públicos na União e defendeu a renegociação da dívida do Estado com o Governo Federal como forma de combater a miséria e a exclusão social.

Segundo o parlamentar, é fundamental que o Governo Federal repasse mais recursos para estados e municípios, promovendo uma divisão mais justa e igualitária. Ele considerou "fantasiosa" uma República Federativa em que 70% dos recursos públicos estão concentrados nos cofres federais, enquanto 95% dos Estados amargam uma dívida que considera "astronômica e impagável". Dinis disse esperar que a presidente Dilma Rousseff tenha sensibilidade para rever essa situação e elogiou o empenho dos parlamentares mineiros nessa tarefa.

Deputados presentes ao encontro regional defenderam a separação formal entre os Vales do Aço e do Rio Doce, com o objetivo de diferenciar os índices de desenvolvimento humano (IDH) das duas regiões. Segundo Carlin Moura (PCdoB), há uma discrepância de indicadores sociais e econômicos entre os Vales do Aço e do Rio Doce; entretanto, esses índices acabam mascarados pelo desempenho econômico das cidades do Vale do Aço, como Ipatinga, que acabam fazendo subir artificialmente o IDH da Região do Rio Doce. Por issso, disse, é preciso fazer essa separação. Veja cobertura completa »

Seminário - O Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade é realizado pela Assembleia Legislativa com o apoio de mais de 80 entidades governamentais e da sociedade civil. O evento foi precedido pela realização, em junho, do Ciclo de Debates Estratégias para Superação da Pobreza, e de uma consulta pública realizada em agosto, pela internet, para colher sugestões da população visando o combate às desigualdades sociais e regionais do Estado. Ao todo, são 12 encontros regionais, que culminarão com a etapa final, prevista para os dias 24 a 26 de outubro, em Belo Horizonte, quando serão discutidas as sugestões e propostas colhidas no interior.