sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conferência municipal debate política pública da juventude





Educação, trabalho e renda, qualidade de vida, cultura, direitos humanos e sexualidade. Estes são alguns dos temas que serão debatidos no sábado, dia 10, durante a Conferência Eletiva Municipal da Juventude, a ser realizada no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (avenida Belém, 40, Esplanada), das 8h às 18h. Durante o evento, jovens de 15 anos ou mais irão discutir e eleger propostas que servirão de base para a política pública municipal de juventude.

Com o tema “Conquistar direitos e desenvolver o Brasil”, a conferência vai ressaltar o exercício pleno da cidadania, assegurando a participação da juventude na conquista definitiva dos direitos. Para o coordenador municipal da Juventude, Tonny Anderson Santos, o evento irá promover o diálogo entre a sociedade civil e o poder público, por meio do qual diversos pontos serão discutidos sob os mais variados aspectos. “Esta oportunidade única de participação popular garante que as políticas públicas implementadas e executadas pelo município estejam alinhadas com os anseios dos jovens da capital”, afirmou.

A conferência é realizada a cada dois anos com o intuito de debater questões pertinentes aos interesses dos jovens, eleger o novo conselho da juventude e avaliar resoluções e prioridades que devam nortear as ações governamentais em níveis federal, estadual e municipal. Em dezembro, Brasília recebe a segunda Conferência Nacional da Juventude, que deverá revisar as metas e definir novas diretrizes da atuação da juventude brasileira para os próximos anos.

Coordenadoria da Juventude

Vinculada à Secretaria Municipal de Governo, a Coorde¬nadoria da Juventude funciona como referência institu¬cional da população jovem. O órgão possibilita a integração entre programas e ações específicos, destinados à educação, à cultura, à socialização e ao aprendizado profissional. Cerca de 20 projetos compõem o quadro de iniciativas destinadas à população entre 14 e 24 anos e os benefícios alcançam mais de 50 mil pessoas.