terça-feira, 9 de agosto de 2011

PBH oferece prêmio a ações de contribuição à educação integral





A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Educação, abre gratuitamente entre quarta-feira, dia 10, e o dia 30 de setembro, as inscrições para o terceiro Prêmio BH Cidade Educadora Parceiros da Escola Integrada. Os interessados poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Educação (rua Carangola, 288, 4º andar, sala 421, bairro Santo Antônio), das 8h às 12h e das 14 às 18h, ou pelo site www.premiobhcidadeeducadora.appspot.com.

O prêmio tem a finalidade de destacar, reconhecer e estimular ações de empresas privadas, sociedades cooperativas, instituições de ensino, entidades governamentais, fundações e organizações sociais sem fins lucrativos, pessoas físicas e agentes públicos, que direta ou indiretamente contribuam com a educação integral das crianças e adolescentes, em articulação com os programas Escola Integrada ou Escola Aberta e sem ônus para o município de Belo Horizonte.

O prêmio contemplará com troféu e selo cinco categorias: Empresa privada e sociedade cooperativa; Governo; Instituições de ensino; Entidades sem fins lucrativos e Pessoas físicas. O edital do prêmio foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 26 de julho de 2011, que pode ser acessado pelo site da PBH (www.pbh.gov.br/dom).Os interessados podem obter mais informações também pelo telefone 3277-8870.

Escola Integrada

O programa Escola Integrada traz uma nova proposta de educação que parte da sala de aula mas vai além dela para explorar e desenvolver o potencial educativo em torno da escola. Assim, universidades, ONGs, associações de bairro, igrejas, artistas, comerciantes, empresários e outros se unem na construção de uma grande rede responsável pela educação integral.

Belo Horizonte: Cidade Educadora

Belo Horizonte tem o compromisso de garantir a todos os estudantes a inclusão, a aprendizagem e a permanência e também coordena a Rede Territorial Brasileira da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice). Seu compromisso com a Educação há muito tempo expande para além dos muros da escola a relação com a aprendizagem e ganha cada dia mais, as ruas da cidade. O Prêmio Parceiros da Escola Integrada é uma estratégia da Prefeitura para abrir as portas das suas escolas para a participação da sociedade. A expectativa é a de que diversas áreas de atuação e interesse na cidade possam contribuir para qualificação do direito à educação.