quinta-feira, 21 de julho de 2011

Secretaria de Saúde qualifica atendimento do PSE nas escolas

 



Dezessete Equipes de Saúde na Escola, compostas por um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem, começam a atuar, a partir da segunda semana de agosto, nas escolas da rede municipal de educação. O anúncio foi feito na segunda-feira, dia 18, por uma das coordenadoras do Programa Saúde na Escola (PSE), a médica Maria Cecília Accioly, durante o terceiro Curso de Formação dos Monitores do PSE, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação.

“Esses profissionais vão reforçar o atendimento oferecido aos estudantes atendidos pelo programa. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde, com esse investimento, é priorizar a qualidade de vida dos nossos alunos. Precisamos agir na prevenção. Assim, teremos jovens mais saudáveis e, no futuro, uma cidade mais saudável”, destacou Accioly.

Serão duas equipes por região, exceto na Centro-Sul, que contará com uma equipe, devido ao menor número de alunos. Esses profissionais irão atuar junto aos 169 monitores do programa, nas ações de acompanhamento e prevenção de doenças. “Com isso, estamos qualificando o primeiro atendimento e contribuindo para ampliar o número de alunos atendidos, na medida em que as Equipes de Saúde da Família também nos auxiliam nesse trabalho”, reforçou Maria Cecília.

Fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, o programa já atendeu, até junho deste ano, 41.744 estudantes entre 6 e 14 anos. Ao longo de 2010, foram beneficiados 48.187 estudantes. A expectativa é atender todos os alunos da rede municipal de ensino, 80 mil que têm autorização dos pais, de um total de 120 mil estudantes.

Em 2010, foram atendidos 2.783 estudantes na especialidade de oftalmologia. Até junho deste ano, essa marca foi superada e já alcançou 3.318 alunos. Na área de saúde bucal, o número de jovens que não apresentavam nenhum problema bucal, como cárie, por exemplo, subiu de 62,8% para 65%.

Para a coordenadora do projeto pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), Mirian Cunha, além dos números, o importante é destacar a integração entre as secretarias de Saúde e Educação. “Essa intersetorialidade é fundamental para o êxito do programa. Com isso, estamos garantindo os direitos mais básicos e fundamentais para os nossos jovens, que é ter acesso a uma saúde e uma educação de qualidade. E essa formação de monitores que se realiza hoje e se estende por toda a semana, é mais um passo importante para a consolidação do PSE na capital”, disse Cunha.

Formação

Até sexta-feira, dia 22, entre 8h e 13h, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed), acontece a terceira Formação de Monitores do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo da formação é capacitar 169 monitores para o desenvolvimento de ações de saúde nas 169 escolas da rede municipal, por meio da articulação com as Equipes de Saúde da Família. Essa formação é realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Serão realizadas, ao longo da semana, oficinas de promoção à saúde bucal, sexualidade, vida no trânsito, primeiros socorros, questão étnico-racial e apresentação de esquetes teatrais apresentadas pelo grupo teatral da SMSA, o Mobiliza SUS. Experiências de promoção à saúde que estão sendo desenvolvidas nas escolas pelas regionais também serão apresentadas pelos monitores do programa.

O curso é ministrado pelos profissionais da Saúde e da Educação. Para Tiago Monteiro, de 25 anos, monitor do PSE há um ano e dois meses, a iniciativa serve para qualificar o trabalho dos monitores. “É uma boa oportunidade que temos para tirar dúvidas e aperfeiçoar o atendimento”, disse ele.
Para a estudante de Pedagogia, Bárbara Fernandes, de 23 anos, monitora do PSE há um ano e meio, o curso também é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os monitores. “Esses contatos são importantes para que possamos melhorar o nosso trabalho. Quem ganha são os jovens estudantes da rede municipal de educação”, resumiu ela.

PSE

O PSE é um trabalho integrado entre os ministérios da Saúde e da Educação. Foi instituído em dezembro de 2007 e, em Belo Horizonte, o programa começou em 2008 com apenas uma escola e um centro de saúde por regional. Em 2009, esse número saltou para 36 escolas e 61 centros de saúde. Hoje, o PSE atende toda a rede escolar do ensino fundamental diurno (169 escolas) e 147 unidades de saúde.

O PSE oferece aos estudantes de 6 a 14 anos avaliações oftalmológicas, saúde bucal, estado nutricional, imunização, crescimento e desenvolvimento, prevenção de doenças e agravos à saúde, avaliação auditiva e mental. Os alunos são atendidos nos centros de saúde ou na própria escola por equipes itinerantes e depois são encaminhados, se necessário, para o atendimento especializado.

Nas escolas, todo o acompanhamento é feito por profissionais treinados pela SMSA. As avaliações acontecem com a autorização dos pais, que também são chamados a participar da promoção da saúde dos filhos.