quinta-feira, 7 de julho de 2011

Progama Academia da Cidade de BH é reconhecido como referência nacional





O Ministério da Saúde (MS) vai criar 4 mil pólos do programa Academia da Saúde até 2014 em todo o país. A ação prevê uma série de medidas voltadas à promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), com criação de espaços específicos para o desenvolvimento de práticas corporais, atividades físicas, lazer e modos de vida saudáveis. Segundo o MS, o programa Academia da Cidade, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte serviu de inspiração para a iniciativa nacional.

“A exemplo dos programas desenvolvidos em algumas capitais, o Academia da Saúde busca eliminar barreiras como a inexistência de espaços públicos de lazer, o que reduz a possibilidade de acesso às práticas corporais pela maioria da população”, disse a coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta.

Em Belo Horizonte, o programa teve início em 2006, com a Academia da Cidade localizada no bairro Mariano de Abreu. No início da atual gestão, eram oito academias e, atualmente, o município conta com 30 unidades divididas entre as nove regiões. Cerca de 16 mil pessoas são beneficiadas pelo programa e a meta da SMSA é atingir 48 Academias da Cidade até 2012.

O programa conta com infraestrutura adequada para a prática de exercícios físicos. As atividades são monitoradas por profissionais de Educação Física e seguem um planejamento trimestral. Os exercícios são feitos com steps, colchonetes, bastões, bolas, arcos, pesos alternativos (construídos com garrafas pet e areia), caneleiras, cama elástica e cordas. Além de Belo Horizonte, o programa federal teve como referência iniciativas bem sucedidas nas cidades de Recife (Pernambuco), e Aracaju (Sergipe).

Secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira acredita que o programa contribui na preservação de um envelhecimento saudável da população. “Em Belo Horizonte, assumimos o compromisso de incorporar a prática de exercícios físicos no cotidiano de todos. Essa é a melhor forma de prevenir várias doenças crônicas, entre elas hipertensão e diabetes”, afirmou.

Implantação

O primeiro passo para implantar o programa Academia da Saúde em todo o país foi dado na segunda-feira, dia 27, pelo Ministério da Saúde, que publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que permitem a adesão e destino de recursos aos municípios interessados em implantar as academias.
Os municípios receberão R$ 180 mil por unidade para a construção de pólos de Academia da Saúde. Com esse recurso será custeada a construção de espaços físicos e a aquisição de equipamentos. Os custos adicionais poderão ser complementados pelos estados e municípios. Mais informações podem ser obtidas no site www.saude.gov.br/academiadasaude

Reconhecimento nacional

Em maio deste ano, o programa Academia da Cidade conquistou o segundo lugar nacional do Concurso Cultural Prêmio Diabetes Nós Cuidamos, promovido pelo site Diabetes Nós Cuidamos (www.diabtesnoscuidamos.com.br), do laboratório Sanofi-Aventis. O concurso contou com a participação de 17 entidades e teve como objetivo divulgar as melhores iniciativas no tratamento de diabetes, com foco em tratamento e educação.

Resultados obtidos pelos usuários das Academias da Cidade após seis meses de prática regular, durante três vezes por semana, com duração de uma hora de exercícios, demonstraram inúmeros avanços. Entre eles, redução da pressão arterial de repouso, do colesterol, do triglicérides, do Índice de Massa Corporal (IMC), do risco cardíaco e um aumento na condição cardiorrespiratória dos alunos reavaliados.

Joaquim Evangelista de Castro, 62 anos, aposentado por invalidez há cinco anos, afirma que sua disposição melhorou após a prática de exercícios físicos na Academia da Cidade do bairro Providência. “Tive um problema na coluna e há mais de 15 anos tenho fraqueza nas pernas. Tenho dificuldades para andar, mas a prática de exercícios físicos fortaleceu minha musculatura e diminuiu bastante minhas limitações”, contou.

Além de um espaço destinado à prática esportiva, as academias se tornaram locais privilegiados de convivência. Maria da Penha Rodrigues, 74 anos, e José de Paula Rodrigues, 77 anos, confirmam essa oportunidade de convivência. Casados há 40 anos, pais de seis filhos, 13 netos e cinco bisnetos, eles freqüentam há um ano a Academia da Cidade do Vale do Jatobá, na região do Barreiro. Pelo menos três vezes por semana, os dois estão na academia. “Os professores são muito atenciosos. Eu gosto muito de todos eles. Depois que entrei, fiz muitas amizades também. Sempre vamos juntos, eu e meu marido”, disse dona Maria.