sexta-feira, 8 de julho de 2011

Comissão na ALMG aborda condições de trabalho de operadores de telemarketing

As condições de trabalho dos operadores de telemarketing são tema de audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que acontece nesta quarta-feira (13/7/11), às 14h30, no Auditório. Solicitada pelo deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), a reunião será realizada em comemoração ao Dia do Operador de Telemarketing, celebrado anualmente em 4 de julho.


No requerimento, o deputado Celinho do Sinttrocel destacou que o telemarketing é um dos serviços que mais cresce no Brasil e, por isso, é necessário discutir soluções para a realidade do trabalho atualmente. Segundo ele, a maioria dos trabalhadores é composta de jovens, sujeitos a jornadas cansativas e salários baixos.


"É um trabalho de alta intensidade, com grande rotatividade no emprego, precárias condições ergonômicas e situações de adoecimento evidentes", descreveu Celinho. O parlamentar citou, ainda, números divulgados em outubro de 2010 pela Agência Brasil: 27% dos operadores de telemarketing sofrem transtornos psíquicos, 39% de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) e 25% de problemas de audição e voz.


Convidados - Foram convidados para participar da reunião o procurador-chefe regional do Trabalho, Arlélio de Carvalho Lage; o chefe da Seção de Segurança e Saúde da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Ricardo Ferreira Deusdará; a supervisora técnica do Dieese/MG, Maria de Fátima Laje Guerra; e os diretores da Secretaria-Geral e de Coordenação Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Minas Gerais (Sinttel/MG), Tiago Santana Cassiano e Fernando Antônio Pereira Cançado.