sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sec. de Educação apresenta bons resultados entre BH e Itália





A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresentou nesta quinta-feira, dia 9, em solenidade realizada na sede da PBH, no Centro, as ações e resultados finais do programa “Infanzia-Infância: a cooperação Itália-Brasil na Educação Infantil”, que começou em 2006. A cerimônia contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, do secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, do prefeito de Reggio Emilia (Itália), Graziano Delrio, e do cônsul da República de Moçambique no Brasil, Deusdete Gonçalves, entre outras autoridades italianas e brasileiras. Durante o evento, que teve em sua programação mesas que apresentaram os resultados alcançados pela parceria entre Brasil e Itália, também foi realizado o lançamento do projeto Educa, em parceria com o Governo de Moçambique.

A relação entre Reggio Emilia, na Itália, e Belo Horizonte começou em 2006, por meio de um convênio firmado entre o Grupo de Volontariado Civil (GVC), sediado em Bolonha, a Unieco Societá Ccooperativa e a Coopselios–Servizi alla Persona, cooperativas italianas sediadas em Reggio Emilia e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A parceria teve como primeiro objetivo a construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Águas Claras, no Barreiro, que atende 270 crianças. O convênio proporcionou ainda a doação de mobiliário italiano para turmas de crianças de até 3 anos e formação de gestores e educadores infantis.

Secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo destacou a importância da parceria firmada entre a PBH e entidades italianas, que fortaleceu as políticas municipais na área de educação infantil. “Nosso desafio em Belo Horizonte é garantir o direito das crianças à educação, não só oferecendo estrutura nas escolas e Umeis, mas também fazendo com que os centros culturais, praças e outros espaços da cidade se abrem para elas. A parceria possibilitou essa ampliação”, afirmou.

Por meio do programa, foram desenvolvidas ações articuladas, procurando equacionar problemas de espaço físico das creches conveniadas com a Prefeitura e ampliar o processo de formação dos professores e educadores, além de enriquecer o cotidiano das crianças e de suas famílias. Nesse sentido, foram realizadas inúmeras ações de formação para os profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Educação e das creches comunitárias conveniadas.

Graziano Delrio, prefeito de Reggio Emilia, afirmou que o investimento na área de Educação é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma cidade. “Não existe desenvolvimento de uma cidade se não houver educação de qualidade para crianças e se os direitos delas não forem garantidos pelo poder público”, disse. Segundo ele, o projeto de cooperação coordenado por Belo Horizonte e Reggio Italia é a prova do quanto é importante estreitar relações entre as nações.

Projeto Educa

Composto por Brasil, Moçambique e Itália, o projeto consiste em ações trilaterais de intercâmbio entre autoridades e associações locais, a fim de fortalecer parcerias, associações e redes, nos âmbitos local e internacional, visando à melhoria dos padrões de vida e inclusão social das cidades de Pemba (Província do Cabo Delgado, em Moçambique) e Belo Horizonte, tendo o suporte técnico da cidade de Reggio Emilia (região Emilia Romana, na Itália). O projeto abrange a educação de crianças e adolescentes de zero a 18 anos, abordando-a como uma tarefa multidisciplinar, de responsabilidade do poder público, das famílias e comunidades locais.

Com duração prevista para quatro anos, o projeto Educa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a inclusão social de comunidades, tratando da educação de crianças e adolescentes, delegando poder e responsabilidade ao poder público e à sociedade