segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projeto desenvolvido no Escola Integrada conquista prêmio Bom Exemplo 2011

 
 



O trabalho voluntário do fotógrafo Jorge de Morais na oficina Meu Morro, Meu Olhar, desenvolvida com alunos da Escola Municipal Ulysses Guimarães (bairro São Pedro, região Centro-Sul), dentro das atividades do programa Escola Integrada, foi reconhecido com o prêmio Bom Exemplo 2011, uma promoção da TV Globo Minas e da Fundação Dom Cabral, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Sempre Editora. O prefeito Marcio Lacerda participou da entrega da premiação, que aconteceu no Salão de Eventos da emissora, no bairro Caiçara, na noite de segunda-feira, dia 20, quando foi divulgado o nome do projeto vencedor. Em 15 dias de votação, foram apurados 60 mil votos, dos quais 31% homenagearam a iniciativa que proporciona a crianças e adolescentes do Aglomerado Santa Lúcia ter um novo olhar para o mundo, por meio da fotografia.

Meu Morro, Meu Olhar foi criado em 2009 e quase 70 estudantes, entre 12 e 15 anos, passaram pela oficina, dos quais 17 estão inscritos neste ano. Uma vez por semana eles participam de aulas teóricas e práticas, tornando-se verdadeiros produtores de imagens. Em cada clique, o registro daquilo que aos olhos dos alunos é interessante na sua comunidade: o Morro do Papagaio. Jorge conta que o gosto pela fotografia ultrapassou os muros da escola e, para atender aqueles que encerram a atividade curricular, o fotógrafo estendeu a oficina aos sábados. “O prêmio nos dá a sensação de que estamos no caminho certo. Trabalhamos com parcerias e essa visibilidade pode sensibilizar outras pessoas para contribuírem e fazer crescer o projeto”, destaca.

Como resultado da produção dos alunos, que de acordo com Jorge Morais, “tem capacidade técnica e não deixa a desejar”, diversas exposições já foram promovidas, como nas bibliotecas Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e a Estadual Luiz Bessa, no Terminal Rodoviário, no Café com Letras, na Regional Centro-Sul e no Morro do Papagaio. Outra prova do talento dos fotógrafos mirins são as duas premiações consecutivas no concurso Repórter Guri Fotográfico (2009 e 2010), do Caderno Gurilândia do Jornal Estado de Minas, com a conquista do primeiro lugar.

Para o fotógrafo, a diferença do projeto está relacionada a seu contexto, ou seja, trabalha em ambiente associado à educação, com envolvimento da família e da comunidade, o que é proporcionado pelo programa de jornada escolar ampliada do município. “Acreditamos na Escola Integrada e apoiamos a iniciativa”, pontua. Por outro lado, a Prefeitura também valoriza as boas práticas da sociedade e instituiu, em 2009, o prêmio Parceiros da Escola Integrada. Nas duas edições da premiação, o projeto Meu Morro, Meu Olhar foi vencedor da categoria Pessoa Física.

O programa Escola Integrada é realidade para mais de 33 mil alunos de 131 escolas da Rede Municipal de Educação, que passam nove horas diárias sob os cuidados de educadores e voluntários que contribuem para a formação dos estudantes com oficinas artísticas e culturais, opções de lazer e esporte, além de reforço escolar, entre outras atividades.

Outras informações sobre o projeto Meu Morro, Meu Olhar podem ser conferidas no site www.olharcoletivo.org.

Exemplos de cidadania

Além da iniciativa de Jorge de Morais, outros quatro finalistas do prêmio Bom Exemplo 2011 tiveram suas ações homenageadas. No total, foram 400 indicações de trabalho voluntário em Minas Gerais. A estudante Lorrane Luisa Lima Marques de Souza, de 11 anos, montou uma biblioteca para incentivar o hábito de leitura na sua comunidade, em Santa Luzia. Já Lenisse Germânia Mauricia Zico é uma idosa que atua na defesa do direito da pessoa da terceira idade, divulgando o Estatuto do Idoso.

Vanderci Rodrigues de Almeida encontrou no esporte uma alternativa para atender crianças carentes e criou uma escolinha de futebol no bairro Pindorama, na região Noroeste da capital. Também foi reconhecido o trabalho da catadora de materiais recicláveis Maria Madalena Rodrigues Duarte Lima, que organizou as famílias que viviam no lixão e fundou a cooperativa de catadores de Itaúna. “Os bons valores estão prevalecendo e isso faz com que as esperanças se fortaleçam. Nossos parabéns a todos os indicados e a todos os vencedores”, ressalta o prefeito Marcio Lacerda.

Neste ano, o Prêmio Bom Exemplo foi ampliado para mais oito categorias, que receberam indicações de parceiros. Em “Economia e Desenvolvimento de Minas”, o indicado foi o empresário mineiro e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que recebeu o prêmio das mãos do prefeito. “Ciência” foi para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Miriam Pederneiras, fundadora da ONG Corpo Cidadão, venceu a categoria “Cultura”. A Escola Estadual Presidente Kennedy, do município de Candeias”, conquistou “Educação”. O destaque de “Esportes” foi para Gerson Carlos de Souza, da ONG Tênis para Todos. O cirurgião dentista e doutor em Bioengenharia, Gerdal Roberto de Souza, ficou com “Inovação”. Da cidade de Extrema, o projeto Conservador das Águas venceu a categoria “Meio Ambiente”. Já o título de “Personalidade do Ano” foi para Charles Simão, diretor do MG Transplantes.

A solenidade de entrega do Prêmio Bom Exemplo 2011 foi prestigiada, entre outros convidados e autoridades, pelo prefeito Marcio Lacerda, o governador do Estado, Antônio Anastasia, o presidente do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral, Dom Serafim Fernandes de Araújo, e o diretor regional da TV Globo Minas, Marcelo Matte.