terça-feira, 21 de junho de 2011

Deputados constatam melhorias no canteiro de obras do Mineirão

Após receberem denúncias de condições precárias de trabalho nas obras do Mineirão, deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e outros parlamentares visitaram o local nesta segunda-feira (20/6/11) para conferir a situação. Eles conversaram com os operários sobre adequação dos vestiários, horários de trabalho e qualidade da refeição, constatando que houve melhorias, inclusive salariais, o que pôs fim a uma greve iniciada na quarta-feira (15). A visita foi requerida pelos deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), Rogério Correia (PT), Duarte Bechir (PMN) e Paulo Lamac (PT).


"A comissão contribuiu para o fim de um conflito", destacou seu presidente, deputado Durval Ângelo (PT), referindo-se à audiência pública sobre o assunto realizada na sexta-feira (17). Segundo ele, por meio da negociação e do diálogo foi encontrada rapidamente uma solução tanto para os trabalhadores quanto para o consórcio Nova Arena, responsável pela reforma do Mineirão para a Copa do Mundo de 2014. Após ouvir os operários e a empresa, os deputados cancelaram a inspeção que fariam aos alojamentos dos funcionários provenientes de outros municípios, no bairro São Paulo, em Belo Horizonte.


Os deputados Duarte Bechir e Luiz Humberto Carneiro (PSDB) disseram que a visita foi satisfatória, pois mostrou que as denúncias de irregularidades não eram reais ou foram sanadas. Uma das reclamações dos operários era em relação ao número de chuveiros no vestiário. Mas na próxima semana a quantidade passará de 68 para 84, informou o encarregado administrativo de obra do consórcio, Márcio Marques Virote.


O deputado Adelmo Carneiro Leão destacou que a Assembleia Legislativa vai se manter vigilante para, juntamente com o Ministério do Trabalho, fiscalizar constantemente as condições de trabalho, alimentação e moradia para os operários. Quanto a isso, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, garantiu que tudo está sendo feito com a máxima transparência e pediu que os parlamentares evitem a "politização" das obras, unindo-se em torno do desejo de fazer com que o Mineirão seja o palco do jogo de abertura da Copa de 2014.