quarta-feira, 8 de junho de 2011

BH terá domingo com 12 horas de música e 17 atrações


O Dia dos Namorados não será o único motivo para comemorar o 12 de junho em Belo Horizonte. A capital será palco da primeira edição do Festival Natura Musical, evento que tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e que terá apresentações gratuitas de artistas mineiros e convidados de várias regiões do país. Milton Nascimento, Maria Gadú, Roberta Sá, Pato Fu, Lô Borges e Flávio Renegado são alguns dos músicos que participarão do festival. Serão 17 atrações, que se darão ao público nada menos do que 12 horas de música, divididas entre quatro praças da capital. Confira nesta página as atrações e a programação de cada local.

Pela manhã, os shows acontecem, simultaneamente, na praça do Parque Ecológico Lagoa do Nado (Pampulha), na Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), na Praça da Liberdade (Funcionários) e na Praça da Estação (Centro). O festival tem o objetivo de promover a valorização da música, a inovação e a acessibilidade, além do encontro do público com a música mineira e brasileira. A expectativa dos organizadores é que cerca de 30 mil pessoas participem do evento.

Para Karen Cavalcanti, gerente de Marketing da empresa realizadora do festival, o evento é de grande importância para a cena cultural da cidade. “A música é uma das manifestações artísticas mais democráticas, com capacidade de promover integração cultural. Estamos muito felizes em poder contribuir com a construção de uma história tão rica da música brasileira, em especial de Minas Gerais”, afirmou.

O grupo Meninas de Sinhá, formado por mulheres com idades entre 50 e 92 anos e moradoras da região Leste de Belo Horizonte, também participará do evento. De acordo com a fundadora do grupo, Valdete Cordeiro, a participação é um reconhecimento do trabalho que realizam. “Para o grupo é uma honra participar do evento, principalmente, por ser um grupo constituído por mulheres da terceira idade. A emoção é muito grande. Queremos resgatar a música popular e as cantigas de roda que ficaram para trás”, disse.

Praça da Liberdade
(Avenida Brasil, 1.912, bairro Funcionários)

O público infantil recebe uma programação especial na Praça da Liberdade. A diversão começará com a oficina musical Pratubatê, do grupo Trampulim, seguida da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, do Palavra Cantada, que se apresentam no local às 11h, com o espetáculo “Brincadeiras Musicais”. Às 15h30 o Pato Fu sobe ao palco para apresentar o “Música de Brinquedo”. Para fechar a tarde de som no local, o integrante do Clube da Esquina Lô Borges divide o palco com o cantor mineiro Pedro Morais e mostra um repertório para agradar toda a família.

Parque Lagoa do Nado
(Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, bairro Itapoã)

No Lagoa do Nado, as apresentações começam às 10h30 com o grupo mineiro Curupaco, formado por músicos do Uakiti. “Danca Balanca” é o espetáculo do grupo que brinca com elementos tradicionais da cultura da infância, ao mesmo tempo em que aborda assuntos contemporâneos ao cotidiano dos pequenos. Depois, às 12h15, o público poderá apreciar as 60 cordas do sexteto de violeiros mineiros “Vivaviola” que se apresentará juntamente com o grupo Meninas de Sinhá. Duas atrações mineiras fecham o dia no bairro Itapoã. Às 15h40, Marku Ribas entra em cena e, às 17h, é a vez do grupo Copo Lagoinha.

Praça Duque de Caxias
(Cruzamento das ruas Mármore, Estrela do Sul e Tenente Vitorino)

Na Praça Duque de Caxias, as atrações começam com o show “Pequeno Cidadão”, em que os músicos Edgard Scandurra, Taciana Barros, Arnaldo Antunes e Antonio Pinto convidam seus filhos para cantarem juntos músicas cuja inspiração vem da experiência como pais e também das lembranças de infância. Às 14h30 estará presente o regionalismo pernambucano da cantora Karina Buhr, uma das artistas de destaque em 2010, com apresentação do repertório do primeiro álbum, “Eu menti pra você”. Em seguida, às 15h40, o rapper mineiro Renegado mostra sua música, que dialoga com batidas africanas, ritmos caribenhos, hip hop e samba. Às 17h, entra em cena Marcelo Jeneci.

Praça da Estação
(Cruzamento das avenidas Andradas e Santos Dumont, Centro)

A Praça da Estação é o último palco do evento. A primeira atração da noite, às 18h, será o grupo de percussão baiano Orkestra Rumpilezz. Depois, às 19h, a sambista carioca, mas mineira de criação, Aline Calixto, convida Carlinhos Brown para cantarem juntos. Para fechar a noite, às 20h, o cantor e compositor Milton Nascimento chama ao palco duas cantoras que têm ganhado cada vez mais destaque na cena musical: a paulistana Maria Gadú e a potiguar Roberta Sá.