segunda-feira, 30 de maio de 2011

PBH: Regulação Urbana aprimora serviços

Regulação Urbana aprimora serviço de atendimento ao cidadão
A secretária municipal adjunta de Regulação Urbana, Branca Macahubas, se reuniu com a equipe de servidores do órgão que atua na área de atendimento ao público via chat e no plantão técnico presencial. Na pauta da reunião constou o balanço do serviço que incluiu a medida adotada recentemente de formação do grupo permanente de engenheiros e arquitetos da Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana (Smaru) para essas modalidades de serviços de atendimento ao cidadão.

Mensalmente, de segunda a sexta, das 9h às 17h, essa equipe atende cerca de mil pessoas que buscam orientações junto à Prefeitura de Belo Horizonte sobre procedimentos diversos relacionados à abertura de empresas, regularização urbanísticas de imóveis e terrenos e licenciamento de obras, entre outros assuntos.

Em menos de um ano a Prefeitura abriu importantes canais de comunicação entre o cidadão e a Smaru: o plantão via ´chat, em operação desde agosto de 2010, cujo acesso se dá por meio do portal da PBH (www.pbh.gov.br). O Atendimento Especial de Projetos, cuja equipe técnica atende o requerente para prestar orientações sobre o seu projeto prestes a ser protocolado na Prefeitura. A agenda desse atendimento é feita pelo e-mail agendagelu@pbh.gov.br.

Branca Antunes Macahubas destaca que tais melhorias abrangeram o atendimento telefônico ao cidadão feito pelo número 156. Disse que recentemente a Smaru implantou e capacitou a equipe exclusiva de atendimento sobre demandas relacionadas à área de regulação urbana. Ela enumera outro serviço existente há mais tempo na Smaru, como o plantão específico para os responsáveis técnicos (engenheiros e arquitetos) conhecidos como RTs de projetos em tramitação para análise de licenciamento.

Gerente de Atendimento e Prestação de Serviço ao Cidadão, Ana Paula Lemos explica que cada serviço tem sua especificidade e que o conjunto deles promove a qualificação do serviço. Cita que o Plantão Técnico Presencial complementa o do chat, tendo em conta que ele possibilita a verificação e análise in loco dos documentos.

Ana Paula informa que são realizadas sistematicamente atividades de capacitação da equipe. Entre quarta-feira, dia 25, e o dia 7 de junho será realizado novo treinamento e em função disso o plantão técnico funcionará excepcionalmente, nesse período, de 13h às 17h.

Danilo Cristiano Carvalho Soares faz parte da equipe que atende pelo chat e pessoalmente os cidadãos. Diz que cada atendimento que realiza é um desafio a parte: deixar o requerente satisfeito com as informações que lhe foram prestadas. Elogia a decisão da SMARU de criar e capacitar uma equipe permanente para o serviço, pois, isso, segundo ele, esse procedimento promove melhoria coletiva no atendimento, uma vez que viabiliza a padronização e qualidade nas informações que cada integrante presta ao cidadão.