quinta-feira, 19 de maio de 2011

PBH premiada por atuação na área social

A Prefeitura de Belo Horizonte foi agraciada com o prêmio Abap de Sustentabiliade na categoria Projeto Social, oferecido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade de Minas Gerais (Abap-MG). O prêmio foi conquistado graças às ações que a PBH vem implementando, entre elas o Vila Viva, maior programa de urbanização do Brasil. A solenidade de entrega do prêmio foi realizada na segunda, dia 16, no Ouro Minas Palace Hotel (avenida Cristiano Machado, 4.001, bairro Ipiranga), e contou com as presenças do presidente da Abap-MG, Alexandre Moreira, do secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas, do chefe de Comunicação Social da Prefeitura de Belo Horizonte, Regis Souto, e do diretor executivo da Fundação Dom Cabral, Elson Valim, além de outras autoridades. Confira nesta página algumas das ações de destaque realizadas pela PBH.

“A Prefeitura conseguiu demonstrar que a sustentabilidade não é apenas de interesse de ambientalistas. Envolve coesão social, sentimento de pertencimento a uma coletividade, no caso a cidade, e a percepção de que o poder público cuida de todos, tornando a cidade mais fraterna”, ressaltou o secretário Jorge Nahas. De acordo com Regis Souto, ao longo dos últimos anos, a PBH construiu e consolidou diversos programas sociais que são referência para o Brasil e para o mundo. “Foi com profundo orgulho que o prefeito Marcio Lacerda e todos nós, servidores do município, recebemos a notícia de que a Prefeitura foi a vencedora deste prêmio, que dá uma visibilidade muito grande para as políticas públicas que Belo Horizonte vem desenvolvendo”, disse.

A Prefeitura concorreu com as empresas Fiat, Servas e Vale. Os outros vencedores da edição 2011 do prêmio, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, foram o Projeto Manuelzão, na categoria Meio Ambiente; Instituto Unimed BH, com o Projeto Cultural; Inhotim, na categoria Inovação; Cemig, Empresa; Petrobras, Produto, e Marina Silva, na categoria Personalidade. Para definir os vencedores do prêmio, a Vox Populi realizou uma pesquisa de citação espontânea com formadores de opinião. Os indicados foram escolhidos entre os mais de 11.500 votos do público pela internet e por um júri técnico formado por profissionais que atuam com sustentabilidade e comunicação.

Programas referência para o Brasil

Saúde Mental

A política de Saúde Mental de Belo Horizonte começou a ser implantada há 17 anos. Pioneira entre as grandes metrópoles brasileiras, o trabalho é marcado pela ousadia no campo da reforma psiquiátrica e segue a lógica antimanicomial, valorizando o cuidado em liberdade e a reinserção social dos pacientes. Na capital, existem sete Centros de Referência em Saúde Mental (Cersams) em diferentes regiões, que cobrem toda a cidade. As unidades funcionam 24 horas, oferecendo hospitalidade noturna aos usuários que necessitam de cuidado intensivo em tempo integral, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Essas unidades contam com equipe multiprofissional, formada por terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psiquiatras infantis.