segunda-feira, 16 de maio de 2011

PBH lança campanha de conscientização de motociclistas

Com o objetivo de alertar e sensibilizar os motociclistas a respeitarem os limites de velocidade e não cometerem faltas graves no trânsito, foi lançada nesta quinta-feira, dia 12, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, a campanha “Andar de moto é legal. Arriscar a vida, não”. A primeira ação da campanha, que aconteceu na avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes, no Centro, foi motivada pelo fato de que as motos são hoje os veículos que mais se envolvem em acidentes de trânsito. Entre 1994 e 2011, as motos passaram de 7% para 13% (cerca de 170 mil) da frota de veículos da cidade, e os motociclistas, que eram quase 10% das vítimas de acidentes de trânsito, estão envolvidos em cerca de 60% dos acidentes.

A campanha foi apresentada por uma equipe de educadores da BHTrans que distribuíram cartilhas aos motociclistas com dicas de segurança e informações sobre a influência do excesso de velocidade nos acidentes com os veículos, além de adesivos para serem afixados nos baús das motos. Para a campanha, também foram confeccionados mil cartazes e 120 painéis para os abrigos e traseiras de ônibus.

O gerente de Educação da BHTrans, Cesar Teixeira Lopes, conta que a ação da campanha também será realizada nas outras oito regiões da capital. “A iniciativa é dialogar com os motociclistas para tentar mudar o comportamento no trânsito. Além de alertar sobre a falta que ele faria à família, caso perdesse a vida durante um acidente”, disse. Com dois anos de experiência, a motoqueira Priscila Guimarães acredita que além de conscientizar os motociclistas por meio de campanhas, é fundamental que cada um faça a sua parte, como dirigir com atenção, cuidado e sempre respeitar também os outros veículos.