sábado, 21 de maio de 2011

BH supera metas do Min. da Saúde na vacinação contra gripe

A campanha de vacinação contra a gripe em Belo Horizonte já vacinou 313.357 pessoas. Esse número representa 80,8% do total de 387.785 pessoas que devem receber a vacina na capital. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo. Desse total, 221.263 são idosos com 60 anos ou mais, 14.902 gestantes, 35.515 crianças menores de dois anos e 41.677 trabalhadores da Saúde. Quem ainda não se vacinou, pode procurar um dos 147 centros de saúde que funcionam, de segunda a sexta, de 8h às 17h, até sexta-feira, dia 27. Originalmente, a campanha de vacinação terminaria no dia 13.
Em 2010, Belo Horizonte também superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a gripe A (H1N1), quando foi vacinado 100,6% do público alvo, o que corresponde a mais de 1,2 milhão de pessoas vacinadas. Contra a gripe sazonal, foram vacinadas 212.991 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 75% do público alvo (285.247 pessoas).
As crianças deverão tomar a vacina em duas doses, respeitando um intervalo de 30 dias entre uma dose e outra. O objetivo da campanha é reduzir a morbi-mortalidade (internações e óbitos) pelas complicações advindas do vírus influenza (pneumonias, broncopneumonias, etc.).
A grande novidade este ano é que uma única dose da vacina assegura a proteção das pessoas contra a gripe sazonal e a influenza A H1N1. Só não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo.
Para a gerente de Vigilância em Saúde e Informação da SMSA, Maria Teresa da Costa Oliveira, as pessoas contempladas com a vacina foram selecionadas por meio de critérios epidemiológicos, sendo mais susceptíveis a casos mais graves da doença. “É importante que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem o centro de saúde mais próximo de sua casa, tendo em mãos o cartão de vacina, para que recebam a vacina”, alerta.
A imunização contra influenza sazonal em Belo Horizonte tem contribuído para reduzir em 30% o total de internações e em 23% as mortes provocadas por doenças relacionadas à gripe, como bronquite e pneumonia. Dados do Ministério da Saúde, entre 2001 e 2007, revelam que doenças do aparelho respiratório representam a terceira causa de morte de idosos com 60 anos ou mais no país.
Na capital, os idosos são acompanhados de perto pelos centros de saúde, por meio do Programa Saúde da Família (PSF). Há ainda grupos de convivência que estimulam a participação dos idosos em diversas atividades, inclusive com a prática de exercícios físicos monitorados nas Academias da Cidade.

Bons resultados
Graças ao bom desempenho da campanha de imunização contra a gripe A (H1N1), não foi registrado nenhum caso da doença em Belo Horizonte, no segundo semestre de 2010. No primeiro semestre, foram registrados três casos. Em 2009, quando houve a pandemia mundial da doença, foram registrados 614 casos na capital, com 13 óbitos.