sexta-feira, 1 de abril de 2011

Programa " Fica Vivo" oferece cidadania e cultura para jovens em situação de risco

O programa Fica Vivo oferece durante todo o ano oficinas de capoeira, hip hop, street dance, cinema e musicalização no Centro Cultural Jardim Guanabara (rua João Álvares Cabral, 277, Floramar) para jovens de 12 a 24 anos. A novidade, é a inclusão da oficina de grafite que já está com inscrições abertas. A disponibilidade de vagas pode ser consultada diretamente com os professores no dia e horário das oficinas e as atividades são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3277-6703.
Para incrementar o quadro de atividades, foi criada a Oficina de Grafite, que começa na quarta-feira, às 17h. Nela será trabalhado o desenho, pintura em muro, matização de cores e a história desse estilo artístico.
Toda quinta-feira, às 14h30, é a vez da Oficina de Musicalização. A atividade parte do princípio de que a arte é acessível e possível a todos, só dependendo da vontade de cada um para buscá-la. O objetivo é fazer com que os jovens da comunidade local conheçam a música brasileira e sejam valorizados em futuros trabalhos.
Já a Oficina de Elementos da Cultura Hip Hop acontece às quartas-feiras, às 18h30, e sextas, às 14h. Nela, o rap é trabalhado por meio da construção de letras, música, gravação e edição de áudio.
Os jovens ainda têm possibilidade de participar de Oficina de Street Dance todas as quintas, às 18h30. Além dos movimentos do estilo, são ensinadas técnicas de expressão facial e corporal. No caso da Oficina de Capoeira Regional com Edervan dos Santos, aprende-se a técnica, mas também há espaço para o debate sobre temas como disciplina, sexualidade e valorização do corpo. A oficina acontece todas as terças e sextas, às 17h.
Aos sábados, às 14h, quem comanda a Oficina de Cinema é o diretor de teatro e de projeto cinematográfico Vitor Bedeti, que procura desenvolver no aluno a sensibilidade, o raciocínio, o olhar crítico e técnico sobre o assunto. Ao longo do curso é produzido um curta-metragem, documentário ou vídeo institucional sobre o trabalho desenvolvido nas oficinas, além da elaboração de um roteiro para longa-metragem, criação de videoclipes e uma animação.
Parceria
As oficinas são fruto do trabalho em conjunto entre a Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS), que promove as oficinas, e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), encarregada de oferecer o espaço físico e a logística para as atividades. Elas acontecem no Centro Cultural Jardim Guanabara e reúnem jovens de áreas diversas do Conjunto Jardim Felicidade.

O programa Fica Vivo foi criado em 2002 com o objetivo de reduzir os homicídios no estado de Minas Gerais. Suas ações são direcionadas a jovens e adolescentes entre 12 e 24 anos que vivem em áreas de conflito em Belo Horizonte.